Giro de Noticias

Caravana da Liberdade fomenta ações de combate ao trabalho análogo à escravidão em Caxias e Bacabal

Com o tema Fortalecimento da Rede Local de Proteção e Atendimento às Vítimas de Trabalho Análogo ao de Escravo, a Caravana da Liberdade 2023 vai aos municípios de Caxias e Bacabal, onde realizará ações de mobilização e capacitação, no período de 24 a 25 de outubro. O projeto é realizado pela Comissão Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Escravo no Maranhão (Coetrae/MA), em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). 

Entre os objetivos da iniciativa está fomentar ações de combate ao trabalho análogo à escravidão no Maranhão, fortalecer a rede de enfrentamento e atendimento nos municípios com maior índice de trabalhadores resgatados. O plano consiste, também, em capacitar os agentes que atuam no atendimento e sensibilizar a população para o enfrentamento a esse tipo de crime nos municípios.

“Durante a caravana, reunimos diversos atores sociais que podem se unir na luta contra o trabalho escravo no Maranhão, como, por exemplo; prefeitos, secretários municipais, professores, defensores públicos e movimentos sociais. Assim, criamos uma rede de enfrentamento a esse crime que é uma das maiores violações de direitos humanos da atualidade. Contamos com o engajamento de toda a sociedade para que juntos possamos promover mudança e garantir trabalho digno para todos.”, afirmou Amanda Costa, secretária de estado da Sedihpop em exercício.

Nos municípios, serão realizados diálogos e reuniões com gestores públicos sobre o tema, para articular ações de enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo. Também será promovida a oficina com o tema Capacitação de Servidores para Processamento de Casos de Trabalho Análogo à Escravidão. 

Em Caxias, a oficina será realizada no dia 24 de outubro, a partir das 09h, no Auditório do prédio da CDL, localizada na Rua 1º de agosto, Centro. Em Bacabal, a atividade ocorrerá no dia 25 de outubro, no Centro de Convivência Social – CCS, que fica na Estrada da Bela Vista, s/n – próximo ao Batalhão da Polícia Militar. Serão abordados conceitos básicos do trabalho escravo, fluxo de atividades da Coetrae/MA, políticas de repressão do trabalho escravo, qualificação das denúncias, atendimento aos trabalhadores resgatados e reinserção deles no mercado de trabalho. 

“O trabalho escravo é uma prática cruel que alicia trabalhadores em situação de vulnerabilidade. Por isso, além de desenvolver ações de combate, precisamos, também, propor ações de prevenção, com formações, atividades pedagógicas e, principalmente, com oferta de trabalho digno para a população. Esses temas também estão na pauta da Caravana da Liberdade.”, ressaltou Ninha Reis, coordenadora de Ações para o Combate ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Escravo.

As inscrições para a oficina Capacitação de Servidores para Processamento de Casos de Trabalho Análogo à Escravidão em Caxias e Bacabal serão realizadas no local. Mais informações podem ser acompanhadas no perfil @direitoshumanosma, no Instagram.