Giro de Noticias

Câmara aprova projetos para a alteração de nomes de logradouros públicos

Na sessão ordinária desta quarta-feira, 19, a Câmara Municipal de São Luís aprovou dois projetos de lei, elaborados pelos vereadores Nato Júnior (PDT) e Octávio Soeiro (Podemos), que visam alterar a nomenclatura de logradouros públicos.

O Projeto de Lei nº 136/22, de autoria do vereador Nato Júnior, pretende alterar o nome da Rua São Jorge, localizada na Vila Conceição, na região do Coroadinho, para Rua Mestre Felipe. 

“Os motivos que ensejam o referido pedido dizem respeito ao fato de Felipe Figueiredo, popularmente conhecido como Mestre Felipe, ter sido morador dessa rua por mais de 30 anos, ao mesmo tempo em que fez de sua própria residência, a sede do Tambor de Crioula “União de São Benedito”, disse Nato Júnior. 

O parlamentar informou que Mestre Felipe é um dos maiores ícones da cultura popular brasileira, tendo participado de grandes eventos como o Festival da Música Brasileira, da Rede Globo, e do Tim Festival de Música, além de levar a cultura do Maranhão para a Europa, com apresentações em Portugal.  

A outra proposição aprovada é de autoria do vereador Octávio Soeiro. O PL nº 210/22 pretende denominar o Mercado Municipal do Tirirical de Mercado Municipal Sebastião Costa Ferreira Silva. 

Em sua justificativa, o parlamentar ressaltou que a mudança de nome do mercado é uma merecida homenagem a todos os feirantes, açougueiros e comerciantes que atuaram e atuam no mercado municipal do bairro São Cristóvão. 

“A história do senhor Sebastião Costa, natural da cidade de São João Batista, se identifica com vários maranhenses, que partem de suas cidades natais em busca de melhores condições de vida na capital. Ao vir para São Luís, juntamente com sua esposa, Madalena Soeiro Silva e seus oito filhos, fixou moradia na Rua da Mangueira, no bairro São Cristóvão, já com o ofício determinado, que perdurou por toda a sua vida, açougueiro, na então conhecida “feira do São Cristóvão” (mercado municipal), na Avenida Santos Dumont”, justificou.