Moda

Calçados para bebês: entenda em que idade os sapatos são permitidos

Para a chegada do bebê, muitos preparativos são feitos; inicia-se pelo pré-natal da futura mamãe, escolha da maternidade e equipe médica, planejamento e decoração do quartinho,  escolha do enxoval, cujas opções são infinitas, com preço e qualidade variáveis, além de cores e modelos encantadores.

A organização de roupas, fraldas e acessórios do recém-nascido é fundamental para tornar o dia a dia da futura mamãe mais funcional e prático, tanto que os personal organizer recomendam separar o que será usado imediatamente após o nascimento da criança, deixando as roupas maiores acomodadas em caixas ou gavetas.

Outra recomendação é colocar em cabides roupas delicadas e especiais, para que fiquem impecáveis no momento de usá-las. Para as peças de uso diário, indicam que colocá-las em gavetas do próprio guarda-roupa ou da cômoda traz praticidade, desde que estejam dobradas de forma compacta e retangular, uma ao lado da outra, ao invés de sobrepô-las – isso contribui muito na hora de visualizar e escolher as peças.

Os calçados infantis são outro aspecto abordado, e a orientação está em acomodá-los em prateleiras, preferencialmente em sacos de tecido, para evitar que peguem pó e sejam devidamente etiquetados. Neste momento, surge a dúvida: que tipos de calçados os bebês podem usar? A resposta para esta pergunta segue abaixo, com algumas dicas.

Deve-se compreender que calçados foram criados para a proteção dos pés, evitar ferimentos, machucados e contusões, tanto que especialistas da área da medicina e do desenvolvimento infantil apontam que o bebê nos primeiros meses não necessita de sapatos de material resistente, apenas para aquecer e proteger os pés.

Na verdade, a criança necessitará do calçado quando iniciar os primeiros passos; mesmo assim, as meias antiderrapantes inicialmente têm um papel significativo, porque o bebê precisa sentir-se seguro, sem quedas bruscas, que podem assustá-lo e o calçado pode atrapalhar o movimento do pezinho.

Inclusive, estudiosos apontam que usar calçados de material rígido impede a formação e o desenvolvimento de todo o conjunto ósseo e da cartilagem dos pés; basta buscar na história oriental os motivos dos pequenos pés femininos.

O momento adequado e o calçado ideal devem ser uma escolha conjunta da família e do especialista no desenvolvimento da criança, justamente porque relaciona-se ao crescimento infantil e ao desenvolvimento das habilidades motoras do bebê. O foco deve estar sempre no conforto, na segurança e até na interação do bebê com o calçado, como Crocs infantil, ideal para os momentos do primeiro caminhar.