BRK Ambiental alerta sobre os riscos da água de chuva na rede de esgoto

A época de chuvas chegou esse ano com um volume maior do que o ano passado e exige uma atenção especial por ter como característica chuvas rápidas, porém de grande volume. A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto em Paço do Lumiar e São José de Ribamar, alerta para os perigos que o volume de chuvas pode causar na rede de esgoto, ainda que seja um temporal passageiro.

Para a concessionária, a interligação indevida e irregular da água de chuva na rede de esgoto é o grandes vilão do bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. O grande volume de chuva somado ao lançamento incorreto de lixo nas ruas aumentam as possibilidades de extravasamento e retorno do esgoto para dentro das casas, atingindo também as vias das cidades.

Segundo Paulo Roberto Guimarães, Gerente de Operação da BRK Ambiental no Maranhão, em épocas chuvosas como a que estamos passando, o número de ocorrências de extravasamento nas redes de esgoto por ligações irregulares chega ao dobro, se comparado ao período de junho a dezembro. Ele relata que a empresa informa e orienta aos moradores sobre a ligação correta das redes da água de chuva e o cuidado com as redes de esgoto, e destaca que uma campanha está sendo lançada para reforçar essa importante mensagem para todos os moradores nos dois municípios em que a empresa atua. “As redes de esgoto foram projetadas para receber exclusivamente o efluente dos banheiros, pias e cozinha, qualquer outro volume não previsto poderá sobrecarregar a rede e provocar o retorno do esgoto para dentro das casas causando mau cheiro e transtornos para todos.”, alerta Paulo Roberto.

Para ajudar a identificar esse tipo de ligação irregular, que muitas vezes é feita sem o conhecimento do proprietário do imóvel, uma equipe da BRK Ambiental vem realizando o Serviço de Vistoria às Residências, onde equipes da empresa devidamente identificadas, percorrem casas explicando o trabalho e realizando vistorias internas nos imóveis. Desde o início do programa já foram detectadas mais de 3800 irregularidades. Durante a vistoria a concessionária checa os ralos e calhas com o uso de corantes e testes de fumaça, para confirmar se a água da chuva está sendo enviada de forma correta para a galeria de água pluvial ou irregularmente para a rede de esgoto. Caso a interligação irregular se confirme, o morador recebe uma notificação de até 90 dias para fazer as adequações necessárias, que é de responsabilidade do proprietário do imóvel.

Para mais informações ou ocorrências de extravasamento de água ou de esgoto, a BRK Ambiental disponibiliza atendimento 24 horas pelo telefone 08007710001 ou através do e-mail faleconoscoma@brkambiental.com.br