Aprovado projeto que inclui ‘Mês do Outubro Rosa’ no calendário de eventos

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em segundo turno, o Projeto de Lei 520/21, de autoria da deputada Socorro Waquim (MDB), que institui o ‘Mês do Outubro Rosa’ no calendário de eventos. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e estimular ações preventivas à doença. A matéria seguirá à sanção governamental.

“Nosso intuito é sensibilizar as mulheres para que realizem os exames necessários à prevenção do câncer de mama que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, é o segundo tipo mais frequente no mundo e o que mais leva mulheres à morte no Brasil”, explicou a deputada.

Eventos

De acordo com o projeto, as instituições de saúde públicas, filantrópicas e particulares ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) deverão realizar, anualmente, eventos que priorizem o atendimento às mulheres de maneira geral.

 O PL garante, ainda, ampla realização de mamografias e ultrassonografias mamárias, bem como consultas com médicos especialistas e acesso aos mesmos por meio de mutirões e postos de exames.

Fica garantida, também, a elaboração de programas e ações articulados entre órgãos públicos, sociedade civil e iniciativa privada, visando ao desenvolvimento comportamental, consciente e atitudinal da mulher. 

Para combater o preconceito e permitir a universalização do tema, principalmente entre as classes sociais de maior vulnerabilidade, o PL propõe a distribuição de cartilhas e folhetos explicativos. 

A matéria diz ainda que, com  a efetivação da lei, o ‘Mês do Outubro Rosa’ no Maranhão será uma bandeira do protagonismo feminino capaz de acabar definitivamente com os estigmas relativos à doença, dando lugar ao pensamento livre e positivo para a prática permanente do autoexame e do exame médico ou radiológico como meios capazes de melhor enfrentar o monstro que tira milhares de vidas do convívio familiar e da sociedade.

 Agradecimento

 Durante a sessão plenária, Socorro Waquim usou a tribuna para agradecer a aprovação do projeto. Ela ressaltou a importância de se dar mais ênfase à campanha ‘Outubro Rosa’ no Maranhão, para que alcance as mulheres que mais precisam de assistência.

“Agradeço pela aprovação e espero a sanção do Governo do Estado, para que esse alerta também seja dado por meio de folhetos, cartazes, palestras, debates e outros meios possíveis, fazendo com que as ações preventivas e o tratamento cheguem a todas as mulheres, principalmente àquelas pertencentes às classes menos favorecidas”, enfatizou.

Aprovado projeto de Socorro Waquim que inclui o Outubro Rosa no calendário de eventos do Maranhão

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em segundo turno, o Projeto de Lei 520/21, de autoria da deputada Socorro Waquim (MDB), que o Mês do Outubro Rosa no calendário de eventos do Estado do Maranhão, com o objetivo de conscientizar mulheres sobre a importância do diagnóstico do câncer de mama, bem como desenvolver ações diversas de prevenção da saúde da mulher. A matéria seguirá, agora, à sanção governamental.

“Nosso intuito é sensibilizar as mulheres para que realizem os exames necessários à prevenção do câncer de mama, que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, é o segundo tipo mais frequente no mundo e o que mais leva mulheres à morte no Brasil”, explicou Socorro na justificativa.

De acordo com o projeto, as instituições de saúde públicas, filantrópicas e particulares ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) devem realizar, anualmente, eventos que priorizem os atendimentos às mulheres de uma maneira ampla e universal.

O PL garante ainda a ampla realização de exames de mamografias, ultrassonografias mamárias e consultas com médicos especialistas, além do acesso aos mesmos de forma ampla através de mutirões e postos de exames.

Também ficam garantidos o desenvolvimento de programas ações e articulação entre órgãos públicos, sociedade civil e até iniciativa privada, que visem ao desenvolvimento comportamental, consciente e atitudinal, da mulher em defesa de saúde mamária.

Para combater o preconceito e permitir a universalização do tema, principalmente nas classes sociais de maior vulnerabilidade, o projeto propõe a elaboração e distribuição de cartilhas e folhetos explicativos que abordem o tema “Câncer de Mama”, voltado a todos os públicos alvos, sexos e idades.

A matéria diz ainda que, com  a efetivação da lei tornará o Outubro Rosa, no Maranhão, uma “Bandeira” do protagonismo feminino, capaz de acabar definitivamente com os estigmas que envolvem as crenças quanto ao câncer de mama, e dá lugar ao pensamento livre e positivo para a prática permanente do auto exame, do exame médico ou radiológico, como meios capazes de melhor enfrentar esse monstro que tiram milhares de vidas de mulheres mães do convívio familiar e da sociedade, e muitas vezes em tenra idade.

Agradecimento

Durante a sessão plenária, a deputada Socorro Waquim usou a tribuna para agradecer a aprovação do projeto. Além de agradecer, a parlamentar ressaltou a importância de dar maior ênfase ao Outubro Rosa no Maranhão para que alcance àquelas que mais precisam de assistência.

“Agradeço pela aprovação e espero a sanção do Governo do Estado para que esta programação também possa ser efetivada através de folhetos, cartazes, palestras, debates, enfim, todas as modalidades possíveis, fazendo com que a ação de prevenção e tratamento do câncer chegue a todas as mulheres do Maranhão, principalmente às classes mais desfavorecidas”, enfatizou.