Zé Inácio solicita audiência pública sobre apagão e privatização da Eletronorte

O deputado estadual Zé Inácio (PP) solicitou à Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa a realização de audiência pública para debater o apagão ocorrido em São Luís no dia 8 de janeiro deste ano.

O apagão foi provocado pela queda de um cabo da empresa privada EDP sobre as linhas de transmissão da Eletronorte, no trecho entre São Luís II (Pedrinhas) e Maioba.

Na ocasião, a Eletronorte foi precipitadamente apontada como responsável pelo acidente e pelo apagão. Ao contrário disto, conforme o deputado, foram os trabalhadores da Eletronorte que ajudaram a resolver o problema e restabeleceram a energia para a cidade.

A audiência tem por objetivo denunciar os riscos da privatização de setores estratégicos, como o setor elétrico.

Na opinião do parlamentar, “a política nefasta do Governo Federal quer fragilizar e destruir esse grande patrimônio do povo brasileiro, privatizando a Eletrobras, a Eletronorte e as demais empresas da holding. A demissão tem sido uma das estratégias”.

Só no Maranhão, a Eletronorte notificou quase 60 trabalhadores para demissão. Atualmente, a empresa possui um quadro enxuto com cerca de 280 empregados.

A audiência pública ainda não tem data para acontecer.