O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Técnicos da SES visitarão Pinheiro para viabilizar UTI Neonatal

Em resposta à Indicação 1128/2020, de autoria da deputada estadual Thaiza Hortegal (PP), a Secretaria de Estado da Saúde realizará uma visita técnica ao Materno Infantil Nossa Senhora das Mercês, em Pinheiro, para verificar a estrutura física e capacidade instalada. O objetivo é implantar uma UTI Neonatal na Baixada Maranhense.

“A visita técnica é muito importante para viabilizar esse novo serviço, que atenderá toda a região da Baixada Maranhense, pois o Materno recebe demandas de dezenas de municípios da região, sendo de extrema relevância a instalação de uma UTI Neonatal. E, ainda, dará suporte ao programa Alô bebê’, que propõe o acompanhamento das gestantes, principalmente aquelas em gestação de risco”, destacou a parlamentar.

Thaiza Hortegal também é pediatra e idealizadora do “Alô Bebê” em Pinheiro, programa que integra uma rede de assistência à gestante e ao recém-nascido, desde o pré-natal até o primeiro ano de vida, envolvendo várias secretarias municipais.

“Esse pedido visa à preservação da vida e à segurança dos recém-nascidos, que muitas vezes precisam se deslocar às pressas para outros centros de tratamento em São Luís, por falta de estrutura em nossa região, retardando o tratamento, elevando os custos financeiros ou levando crianças ao óbito. Por isso, é relevante a UTI Neonatal”, disse a parlamentar.