Geral

Yglésio sugere criação de um Fundo Municipal de Transporte para custear melhorias no setor

O deputado estadual Yglésio Moises (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (27), para falar sobre os problemas enfrentados pelos usuários do transporte público de São Luís. Ele destacou principalmente as situações vivenciadas pelas pessoas com deficiência para utilizarem o serviço na capital. Na ocasião, o parlamentar defendeu a criação de um Fundo Municipal de Transporte para custear as melhorias no setor. 

Além do fundo, o deputado sugeriu uma ação contra o serviço de transporte por aplicativo para que eles paguem o Imposto sobre Serviço (ISS), no Maranhão. “Só esse ISS do Uber, se fosse pago aqui na cidade, daria quase um milhão de reais por mês. Então, essas iniciativas estruturam o sistema de transporte”, avaliou. 

Na tribuna, Yglésio leu o depoimento de um jovem com deficiência física, Caio, de 25 anos, usuário do transporte público, que relatou ao deputado uma das muitas situações de constrangimento vividas nas últimas semanas em decorrência da falta de acessibilidade nos ônibus. 

Na carta enviada ao parlamentar, lida no plenário, o rapaz conta que são corriqueiras as situações de desrespeito ao seu direito de ir e vir. “Eu preciso de auxílio para poder me locomover, tenho o meu direito de ir e vir constitucionalmente garantido, que é subtraído pela falta de organização e interesse da administração pública”, dizia um trecho da carta. 

Responsabilidade

Yglésio ressaltou que o problema do transporte público na capital já é proveniente de outras gestões e que não se limita apenas à administração pública municipal ou estadual, mas há também a responsabilidade por parte dos empresários do setor. 

“A licitação foi feita nos idos de 2015 a 2016 e gerou um verdadeiro colapso no sistema público de transporte. O contrato é deficitário. Nós temos que chamar o Sindicato dos Rodoviários, nós vamos ter que discutir o papel do cobrador, os custos do sistema de transporte e abrir de novo as planilhas, porque não adianta jogar a questão só para o prefeito”, disse o deputado. 

Por fim, Yglésio frisou ser fundamental redesenhar essas linhas de ônibus, de modo que se consiga atender às demandas de cada localidade, assim como investir nas vias em que os ônibus circulam, reduzindo, assim, os custos dos empresários com a manutenção dos veículos e peças quebrados.