Giro de Noticias

Mota Machado é a primeira construtora do Maranhão a aderir ao Plano Empresário Verde 

A Mota Machado é a primeira construtora do estado do Maranhão a aderir ao Plano Empresário Verde, que traz condições diferenciadas para os empreendimentos imobiliários e melhores taxas para os clientes. O produto é resultado de uma parceria da construtora com o Itaú BBA e o International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, para estimular o mercado de construções verdes. 

Na prática, quem adquirir um imóvel aprovado pelo Plano Empresário Verde tem acesso à menor taxa de financiamento no banco. A Mota Machado foi aprovada no programa por possuir construções sustentáveis, que harmonizam o empreendimento com o meio ambiente. 

Monia Heuser, diretora administrativa financeira da Mota Machado explica que a construtora realiza uma série de ações sustentáveis para amenizar os impactos à natureza durante toda a obra. “A construção dos nossos empreendimentos é realizada utilizando o máximo de eficiência dos materiais e bens naturais. Desse modo, nós da Mota Machado, usamos menos água, energia e energia embutida em materiais em todos os empreendimentos”, comentou. 

A profissional acrescenta que a adesão ao Plano Empresário Verde faz parte do ESG da construtora, que engloba uma série de ações em três pilares: Ambiental, Social e Governança. “Somos muito sensíveis com a questão ambiental, então direcionamos nossas ações para um mundo mais sustentável. O Plano Empresário Verde reforça esse nosso compromisso”, afirmou. 

Etapas da certificação

Para ter acesso ao Plano Empresário Verde, a Mota Machado alcançou a Certificação Preliminar EDGE. São realizadas quatro verificações durante a obra para checar o andamento das estratégias definidas para construção sustentável.

As verificações tem como objetivo checar se as estratégias continuam seguindo os requisitos necessários para o projeto alcançar a certificação final, o que garantirá o benefício de taxa para o cliente. As obras também usam uma placa de obra diferenciada, indicando que se trata de um empreendimento greenbuilding (edifício verde).

“O investimento em edifícios verdes é de extrema importância para estimular uma construção mais eco eficiente, com menos emissão de carbono e uma gestão correta dos resíduos, pontos já observados pela Mota Machado”, destacou. 

Sobre o Al Mare São Marcos Design

O Al Mare é um empreendimento de alto padrão localizado em um dos bairros mais nobres de São Luís. Com infraestrutura diversa, possui 4 suítes, ampla sala de estar/jantar, varanda gourmet, tomadas USB no apartamento, elevador customizado, tomada para carro elétrico, parque aquático, automação dos dispositivos de iluminação e entre outros.

Devido a suas práticas sustentáveis alcançadas, o Al Mare foi certificado com o Selo EDGE, disponibilizado pela Green Business Certification Inc (GBCI), organização dos Estados Unidos responsável por administrar a certificação em mais de 120 países no mundo todo e que analisa o desempenho de práticas verdes globalmente.

Sobre a Mota Machado
Com mais de 50 anos no mercado, a Construtora Mota Machado constrói edifícios de alto padrão a partir de inovação e qualidade de vida. A empresa, referência no segmento imobiliário, já construiu e entregou mais de 3 milhões de m², pautando-se pelos valores de excelência e credibilidade, em que a política de qualidade consiste no desenvolvimento de projetos que priorizem a sustentabilidade, valorizem os colaboradores e, principalmente, atendam à qualidade e a pontualidade esperadas pelo cliente. A Mota Machado está presente nas capitais Fortaleza, São Luís e Teresina.