Plantão

Visitação aos parques urbanos aumenta em São Luís após medidas de flexibilização

Fortalecer hábitos ligados à saúde e qualidade de vida, fazer exercícios ao ar livre e conviver com familiares e amigos são fatores que influenciam moradores de cidades a procurarem espaços públicos como praças e parques urbanos. Em São Luís, a visitação aos parques tem movimentado os fins de semana e feriados, com a ocupação do local para jogos, corridas, piqueniques e até mesmo para uma simples contemplação.

Com 11 parques construídos e geridos pelo Governo do Estado, o Maranhão concentra cinco equipamentos ambientais gratuitos em São Luís e seis no interior do estado. Os espaços contam com quadras para práticas esportivas, pista de caminhada, área de vivência e diversos atrativos de lazer, principalmente para a criançada.

Uma cena que vem se tornando cada vez mais comum nos parques, principalmente no Parque Rangedor, em São Luís, são os piqueniques. Uma experiência diferente que agrega amigos e cestas cheias de gostosuras. “É um momento de interação, de contato com a natureza, e às vezes nem precisa de piquenique. O parque serve também para a gente se reunir com maior frequência, bater papo e aproveitar os atrativos”, comentou a autônoma Nádia Cardoso.

Além de São Luís, o Governo do Estado mantém mais seis parques em outras cidades, com áreas de lazer e estrutura com capacidade para receber visitantes e realizar eventos. São eles: o Parque João do Vale, em Pedreiras; o Parque das Águas, em Morros; o Parque das Dunas, em Barreirinhas; o Parque de Bacabal; o Parque de Caxias; e o Parque Ambiental de Codó.

“Para melhorar a experiência dos visitantes e atrair cada vez mais apreciadores dos parques, estamos trabalhando para ampliar o horário de visitação, criar novos atrativos e aperfeiçoar os serviços de conservação, tudo para garantir uma convivência saudável do cidadão com o meio ambiente”, destacou o secretário de Estado de Governo, Diego Galdino.

Confira os cinco parques estaduais em São Luís:

RangedorUm dos mais populares da cidade, e que recentemente teve sua área ampliada oferecendo novas áreas de lazer e diversão, o Parque do Rangedor tem cerca de 120 hectares, mais de 90% destes com mata preservada. Conta com quadras de esportes, praças com aparelhos de academia ao ar livre, borboletário, pista de caminhada, ciclovia, áreas para piquenique, mirante de contemplação, estação de bicicletas elétricas para uso gratuito da população, quiosques e área de vivência.

Dias e horários de funcionamento: diariamente, das 05h às 22h.

Itapiracó
O Complexo Ambiental da APA do Itapiracó possui três praças – Praça do Atleta, Praça da Criança e Praça da Família –, campos de futebol, quadra poliesportiva coberta, parquinho infantil, circuito de skate, áreas para futebol de areia e futevôlei. Circundam a reserva outras 13 praças de menor porte que levam para trilhas ecológicas e pista de cooper, somando mais de 10 km de áreas para caminhada. A APA conta ainda com calçadão, três estacionamentos com capacidade para 250 veículos e segurança 24 horas, com a instalação de um Batalhão da Polícia Ambiental.

Dias e horários de funcionamento: diariamente, das 05h às 22h.

Parque São João Paulo II
Inaugurado em dezembro de 2020, o nome do Parque é uma homenagem ao Santo João Paulo II, que visitou o Maranhão em outubro de 1991, quando celebrou missa campal no Aterro do Bacanga, em São Luís. Ocupando área de 64 mil metros quadrados, o Parque São João Paulo II está estruturado com vários atrativos, incluindo praças, jardins, playground, praça da alimentação, local para feiras e eventos. O projeto de revitalização incluiu a Capela e o memorial São João Paulo II. O local virou ponto de referência para a prática esportiva e passeio, principalmente de moradores de bairros que contornam o Centro Histórico, como Madre Deus, Camboa e Liberdade e a área do Itaqui-Bacanga.

Dias e horários de funcionamento: diariamente, das 05h às 22h.

Parque Ecológico da Lagoa da Jansen
O parque reúne área com quadras esportivas, ciclovias, pista de skate, pistas para caminhada e concha acústica onde acontecem eventos culturais gratuitos. Está localizado entre os bairros do São Francisco, Ponta D’areia, Renascença e Ponta do Farol. À noite, o entorno do parque é movimentado por bares, pizzarias e restaurantes. Outro espaço muito popular é a Praça da Lagoa, que foi revitalizada em março deste ano. O espaço conta com uma área voltada para a diversão das crianças, com parquinho e diversos brinquedos, área de vivência com mesas e quiosques, e áreas para eventos e programação cultural.

Dias e horários de funcionamento: diariamente, das 05h às 22h.

Parque da Vila Palmeira
Um espaço para integração e convivência comunitária com estrutura e capacidade para grandes eventos culturais e esportivos. Com área aproximada de 40 mil metros quadrados, o local foi totalmente requalificado pelo Governo do Estado, recentemente. O novo Parque da Vila Palmeira conta com quadra poliesportiva, campo de futebol, fonte luminosa, pista de caminhada, lago artificial, pista de skate, espaço para brinquedos infantis, academia ao ar livre e quiosques.

Dias e horários de funcionamento: diariamente, das 5h às 22h.