Vídeo traz mais orientações para evitar que outros sintomas levem à depressão

Ficar atento a sintomas de ansiedade, estresse, medo e outros é importante para não permitir que eles possam desencadear um processo depressivo. Este é o alerta que a psicóloga Ingrid Rodrigues faz às pessoas que estão em isolamento social, no 13º vídeo produzido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, de apoio psicológico para prevenir o público durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).
A psicóloga entende que é natural – e até saudável – que cada pessoa fique triste em alguns momentos. Disse que todos podem passar por situações de angústia, em razão do quadro que se apresenta no mundo inteiro com a Covid-19. Mas chama a atenção para o risco de esses momentos se tornarem constantes.
Ingrid Rodrigues volta a enfatizar a importância de estar produtivo ao longo do dia. O oposto disso, explica a psicóloga, dá uma sensação de que a pessoa está perdida, resultando numa desorganização do seu funcionamento.
A profissional pretende abrir grupos de conversa, em breve, com temas como a ansiedade, por exemplo, para dar algumas dicas de estratégia de enfrentamento do problema.
A série de vídeos sobre saúde mental é promovida pela Coordenadoria de Serviço Médico, Odontológico e Psicossocial da Diretoria de Recursos Humanos do TJMA, para apoiar, orientar e prevenir servidores, magistrados e o público em geral.
Assista ao 13º vídeo da série:  https://www.youtube.com/watch?v=fftoHvmyzfw&feature=youtu.be