Giro de Noticias

Vai aproveitar as férias para começar na academia? Procure orientação profissional primeiro

A prática regular de exercícios físicos é fundamental para a saúde e bem-estar de qualquer pessoa. Neste período de férias, as academias recebem ainda mais alunos que desejam entrar em forma e manter a saúde. Porém, muitas pessoas optam por realizar atividades físicas sem o devido acompanhamento de um profissional especializado, como um educador físico ou personal trainer. Afinal, existem riscos com essa prática?

De acordo com o professor de Educação Física do Centro Universitário Estácio, Raphael Marques, os perigos vão desde lesões musculares simples a eventos cardiovasculares graves. “Uma avaliação de risco cardiovascular é recomendada para qualquer pessoa que vai começar a fazer exercício, ou para quem deseja aumentar a intensidade do esforço que já faz. Por exemplo, os principais fatores de risco, em homens com mais de 45 anos e mulheres com mais de 55 são o sobrepeso, colesterol elevado, histórico familiar de doenças, hipertensão, diabetes, dentre outros”, explica.

Vale lembrar que a presença de um ou mais fatores de risco não inabilita a pessoa à prática, só reforça a necessidade de uma investigação antes de iniciar. Por isso, o profissional reforça que a avaliação prévia é essencial. “O ideal é sempre começar do básico e à medida que vai aumentando a experiência do praticante, aumenta-se a complexidade”, afirma. 

O professor de Fisioterapia, Gabriel Reis, acrescenta que alguns pontos a serem levados em consideração na hora de treinar são a intensidade, carga e modelo de movimentação. “Pessoas que estão iniciando atividade física sem supervisão podem executar os exercícios sem um bom controle ou sem conhecer a carga específica a qual vai submeter a movimentação. É nesse sentido que existem os riscos. Se você aumentar demais a carga, pode machucar não só uma articulação mas gerar lesão muscular. Além disso, sistemas como o cardiovascular podem ser prejudicados, o que significa que durante o exercício você pode passar mal, ter taquicardia, às vezes até desmaios”, destaca. 

Por isso, a prevenção vem em primeiro lugar. “Antes de pensar em ter performance, se movimente bem. Entenda sobre como executar cada exercício e quais são as limitações ndo seu corpo. Esteja atento à alimentação antes do treino, hidratação e se está dormindo bem para que o corpo se regenere. Assim, os bons resultados virão”, ressalta o fisioterapeuta. 

VIDA SAUDÁVEL

Raphael Marques reforça, porém, que a iniciativa de optar por uma vida mais saudável deve sempre ser celebrada. “Os riscos de lesão ou acidentes existem, mas são infinitamente menores quando comparados com as vantagens e benefícios adquiridos com a prática regular de exercícios físicos. Para que as vantagens aumentem, a prática supervisionada e orientada pelo Profissional de Educação Física é primordial. Esse é o único profissional que pode prescrever exercícios”, finaliza o educador físico. 

Portanto, seguindo as orientações básicas e sendo acompanhado de perto por um profissional capacitado com segurança, transforme a sua rotina através dos exercícios e viva com muito mais saúde!