Geral

Vacinação contra Sarampo e Influenza avançam no Maranhão

Uma semana após o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo no Maranhão, o estado já contabiliza 31.605 doses aplicadas da vacina contra a Influenza e 7.807 doses aplicadas da vacina contra o sarampo. De acordo com a chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, os números superam a expectativa da primeira semana de campanha.

“Os indicadores da primeira semana de campanha de vacinação foram muito bons, por isso continuamos orientando a população sobre a importância da vacinação. As pessoas que estiverem dentro dos grupos prioritários devem procurar um posto de saúde para que possam permanecer com o esquema de vacinação atualizado, pois é a forma mais eficaz de se proteger contra essas doenças”, destacou.

Até o momento, os municípios que mais aplicaram doses da vacina contra a gripe foram São João do Caru, com 3.606 doses aplicadas; Igarapé Grande, com 3.065 doses aplicadas; e Cedral, com 2.456 doses aplicadas. Contabilizando a vacinação contra o Sarampo, os municípios que mais vacinaram foram São Luís, com 1.728 doses aplicadas; Bacabal, com 505 doses aplicadas; e Timon, com 467 doses aplicadas.

Na primeira etapa da Campanha contra a Influenza, que acontece do dia 4 ao dia 30 de abril, estão sendo vacinados idosos de 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já na segunda etapa, do período de 2 de maio ao dia 3 de junho, serão contempladas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com deficiência e comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Na primeira etapa da Vacinação contra o Sarampo, que também ocorre do dia 4 ao dia 30 de abril, estão sendo imunizados os trabalhadores da saúde. Em seguida, também no período entre 2 de maio e 3 de junho, será a vez das crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Além das Unidades Básicas de Saúde, de gestão municipal, a SES também está ofertando, na capital, a vacinação na Policlínica Vinhais, no Hospital Dr. Genésio Rêgo, no Hospital Aquiles Lisboa, além da Policlínica Cidade Operária.