Giro de Noticias

UNICEF e IEMA realizam primeira maratona de desenvolvimento de jogos para alunas maranhenses

Nos dias 30 e 31 de outubro, o UNICEF e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), realizam uma maratona de desenvolvimento de jogos com 42 adolescentes, em São Luís – MA. As participantes são alunas do curso de informática, de sete IEMAs Planos e já têm participado de treinamentos e mentorias com as equipes do Office of Innovation do UNICEF, e da Gamezônia, grupo inovador formado por jovens maranhenses que criaram seu próprio game e o tornaram comercialmente competitivo, inclusive com investimentos internacionais. A Fundação Justiça e Paz Se Abraçarão (FJPA), AMA Games e Beast Games também são parceiros estratégicos das ações.

A imersão tem o objetivo de promover diversidade e inclusão de meninas no ambiente da indústria dos games. A jornada vai encorajar adolescentes a partir dos 15 anos, com todos os níveis de experiência, a participar e explorar esse universo da tecnologia e da gameficação numa efetiva a perspectiva de geração de renda. Para isso, o encontro inclui uma série de mentorias especializadas para o desenvolvimento de habilidades no uso de ferramentas para a criação de games, suporte à inovação, design e programação.

O evento faz parte da iniciativa global Game Changers Coalition, liderada pelo Office of Innovation do UNICEF, que está presente em cinco países. No Brasil, é implementada por meio da estratégia 1 Milhão de Oportunidades (1MiO).

“Para o 1MiO, a capacitação de meninas e mulheres no currículo STEAM [que contempla as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática ou, em inglês, Science, Technology, Engineering Arts and Mathematics] é um processo indispensável para a superação da desigualdade de gênero no mundo do trabalho da tecnologia. Por isso, estamos sempre mapeando e apoiando iniciativas, com o intuito de fortalecer um ecossistema formativo capaz de reverberar uma mudança sistêmica do mercado da tecnologia. Levar esta capacitação para as adolescentes maranhenses do IEMA traduz o esforço da iniciativa para prepará-las para assumir papéis de liderança no mundo do trabalho da tecnologia e liderar a mudança no cenário da desigualdade de gênero neste mercado”, explica Felipe Gonzalez, oficial do UNICEF para a iniciativa 1MiO.

Embora 48% dos gamers sejam mulheres, elas ocupam apenas 1/4 dos postos de trabalho dessa indústria. Dados da ONU Mulheres (2022), revelam que a exclusão das mulheres do mundo digital deixou de gerar 1 trilhão de dólares para os países de baixa e média renda na última década. Estima-se que essa perda chegará a 1,5 trilhão de dólares até 2025 (UN Women’s Gender Snapshot 2022).

Em uma iniciativa inédita o UNICEF convidou jovens de vários países – entre elas duas brasileiras, uma delas do território da Cidade Operária de São Luis – para participar do workshop global realizado em junho de 2023, com o intuito de moldar a jornada de cocriação da iniciativa Game Changers Coalition. Ao trazer a iniciativa para o Brasil, o 1MiO realizou uma consulta via U-Report (plataforma de interação do UNICEF com jovens de todo o mundo), com mais de 2 mil meninas em todo o país, sobre a percepção das mulheres a respeito de suas possibilidades de entrada no mundo do trabalho a partir da indústria de games.

A iniciativa segue a estratégia global do UNICEF em colaborar para o desenvolvimento de competências de meninas nas áreas de STEAM para que esses espaços fomentem a igualdade de oportunidades para todos os gêneros. O 1MiO atua para unir a indústria de jogos em um esforço coordenado, aumentando o número de meninas líderes no presente para um futuro digital mais inclusivo, diversificado e seguro.

Sobre o evento:

Data:  30 e 31 de outubro de 2023

Das 08h às 17h

Unidades IEMA que receberão a Game Jam:

  • São José de Ribamar (João Mike e Francisco de Paula)
  • Itaqui Bacanga (Roosevelt Costa)
  • Gonçalves Dias (Wildemarkes da Silva)
  • Bacelar Portela (Alexsandro dos Santos e Geysa Chaves)
  • Centro (Dannyelle Lisboa)
  • Rio Anil (Aline Costa e Igor Santos)
  • Tamancão (João Linhares Jr.)

Contato para maiores informações: Ofélia Silva, Chefe do Escritório do UNICEF em São Luis, (98) 981117496, osilva@unicef.org

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Saiba mais acessando o site oficial e acompanhe as ações da organização no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.