Três eventos consecutivos marcaram o lançamento do projeto do fotógrafo Meireles Jr.
O projeto “Olhares Invisíveis Atins”, idealizado pelo premiado fotografo e designer Meireles Jr., em parceria com a também fotógrafa Veruska Oliveira (coord. técnica e curadoria), foi lançado com sucesso em três eventos consecutivos: Nas cidades de Atins, com eventos nas pousadas Vila Aty e Vila Camurim; em Barreirinhas na sede da agência de turismo Pé na Areia e em São Luís, na AMEI, no São Luís Shopping.
Esse projeto é revolucionário por reunir fotografia, capacitação profissionalizante e inclusão social; tendo ainda como legado o fomento indireto ao turismo na região dos Lençóis Maranhenses. E tudo isso só foi possível graças ao patrocínio da Fribal e do Governo do Estado do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Uma imagem vale mais que mil palavras! E se for uma bela imagem, de um paraíso natural único como Atins vale ainda mais….Meireles Jr. é um grande entusiasta das belezas naturais do Estado e um verdadeiro embaixador do Maranhão no mundo. E graças a esse projeto, Atins será ainda mais, e melhor fotografado agora, após a capacitação técnica de 13 guias turísticos daquela região. Eles foram selecionados para participar gratuitamente do treinamento de fotografia feita com aparelhos celulares – a arte da mobigrafia. Ao longo de meses, os guias participantes tiveram em sua cidade, diversas aulas teóricas e práticas de fotografia, tendo como mestres Meireles Jr. e fotógrafos convidados: Veruska Oliveira, Bidney Mendes e Daniel Martins.
“Senti a necessidade de começar o projeto Olhares Invisíveis por Atins, devido ao imenso potencial turístico desse que é um dos locais mais belos do planeta. Estou muito grato a todos que nos apoiaram lá, e à Fribal e ao Governo do Estado que viabilizaram esse sonho. A nossa intenção é levar essa proposta de capacitação e melhoria do turismo e das pessoas que trabalham na economia criativa a mais lugares. O Maranhão e o Brasil podem ganhar muito com o turismo e com esse projeto. Que esse seja só o começo” declarou Meireles Jr.
Os guias de diferentes idades e perfis puderam aprender técnicas sobre ângulos, iluminação, perspectiva entre outras questões essenciais para uma boa fotografia. Agora já formados, receberam um diploma do curso; exemplares do livro contendo suas próprias fotografias para comercializarem ou usarem como portfólio, e mais que tudo, o protagonismo de poderem oferecer aos clientes um serviço diferenciado, tendo a arte da fotografia profissional como passaporte para uma vida melhor.
“A Fribal muito se orgulha em ter viabilizado esse projeto, com um forte impacto positivo no turismo maranhense. Acreditamos que os guias de turismo, agora capacitados na arte da fotografia, ajudarão a divulgar ainda mais essa bela região, além de terem mais oportunidades de trabalho e renda. Somos parceiros de longa data do Meireles Jr.. Já patrocinamos diversos projetos seus, que são sempre realizados com muita responsabilidade e seriedade por ele; gerando resultados muito positivos para a comunidade” declarou Carlos Schmidt, diretor do Grupo Fribal que representou a empresa no evento de lançamento em São Luís.
O encerramento do projeto se deu com uma exposição das fotos feitas pelos guias e o lançamento do livro “Olhares Invisíveis Atins”. A obra tem 82 imagens belíssimas, e todas de autoria dos guias, distribuídas em 128 páginas, em edição bilingue (português e inglês). Outro legado do projeto é o perfil já ativo no instagram – @olharesinvisiveisatins – no qual os guias estão postando suas fotos e dessa forma, divulgando ainda mais as belezas dessa parte do Parque dos Lençóis Maranhenses, que já foi destacada internacionalmente no jornal americano New York Times.
O projeto também vai impactar positivamente o setor hoteleiro, que passa a contar com a oferta mais ampla e melhor qualificada de serviços por parte dos guias; o que foi muito bem recebido pelos empresários da hotelaria de Atins, a exemplo de Saulo Martins (Vila Camurim), Saulo Prazeres e Jethro Raposo (Vila Aty Eco Lodge) e Antônio Bertoldo (Solar das Gaivotas), que também apoiaram o projeto.
As noites de autógrafos realizadas nas três cidades reuniram autoridades municipais, empresários ligados ao turismo e à hotelaria e a imprensa. Uma atração a parte nos eventos foi a experiência imersiva com óculos de realidade virtual, onde as pessoas mergulharam nas belas imagens dos Lençóis Maranhenses, numa produção da 9D.
Em São Luís, o lançamento aconteceu na sede da livraria AMEI no São Luís Shopping, onde o livro está à venda. O evento teve coquetel assinado por Célia Rosseti e pockets shows dos cantores Adriana Bosaipo (The Voice Brasil) e Adriano Correa (Alcmena Revival).
Os guias Raimundo Nonato Santos, Monalisa Cartarino, Maílson Aguiar e Denilson Diniz vieram à capital maranhense para autografar o livro e representar o grupo de 13 guias formados pelo projeto.
“Gostei muito. Meu sonho agora é crescer mais nessa profissão, fazer belas fotos dos meus clientes e ganhar mais com esse serviço, para dar uma vida melhor para o meu filho Raul de 10 anos. Já recebei até elogios pelas fotos que fiz após esse curso” revelou a guia e agora também fotógrafa Monalisa Porto Catarino, nascida em Atins em uma família de pescadores; e que trocou a profissão de técnica de enfermagem pelo trabalho no setor turístico.