Juízes tomam posse na Comarca da Ilha de São Luís e de Barreirinhas

As juízas Ana Gabriela Costa Everton e Denise Cysneiro Milhomem tomaram posse, nessa quarta-feira (8/2), no cargo de juíza de direito auxiliar da Comarca da Ilha de São Luís, em atos assinados pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten.

Ana Gabriela Costa Everton (2ª Vara da Comarca de Pedreiras) e Denise Cysneiro Milhomem (1ª Vara da Comarca de Santa Inês) foram promovidas, pelo critério de merecimento e antiguidade, respectivamente, na sessão administrativa do Órgão Especial desta quarta-feira, dia 8.

O juiz Ivis Monteiro Costa, que era titular da Comarca de Bequimão, tomou posse na 2ª Vara da Comarca de Barreirinhas, de entrância intermediária, promovido pelo critério de antiguidade, em decisão tomada na sessão administrativa do Órgão Especial do dia 1º/2.

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, parabenizou as juízas e o juiz, afirmando que o crescimento dentro da carreira da magistratura representa sempre um recomeço. “Quando você sai de uma entrância para outra, você tem sempre, não só uma elevação na produção, mas também uma oportunidade singular de renovação dos compromissos, dos votos com a magistratura”, disse.

Ele acrescentou que a grande frustração, dúvida, que o cidadão às vezes tem com relação às instituições, e a própria democracia, é quando ele não vê essas instituições funcionando e o Poder Judiciário é o fiel da balança. “Nós temos que ter o compromisso profissional rigoroso, de trabalhar diuturnamente, para ver o Poder Judiciário funcionando. Isso só é possível quando a gente está presente, organizando a nossa unidade de trabalho, estimulando os nossos servidores, fazendo com que todos produzam e façam bem e depressa”, concluiu.

A desembargadora Sonia Amaral desejou muita sorte às juízas e ao juiz e o desembargador Marcelino Everton (2º vice-presidente do TJMA), pai da juíza Ana Gabriela Costa Everton, agradeceu a presença de todos.

CARREIRA

A juíza Ana Gabriela Costa Everton entrou na magistratura em 2005, como juíza substituta. Após 17 anos atuando nas comarcas do interior, está sendo promovida para a Comarca da Ilha. “É uma nova etapa na minha carreira, é um reconhecimento chegar à capital”, comentou.

A magistrada Denise Cysneiro Milhomem entrou na magistratura em 2003, como juíza substituta. Foi inicialmente para a Comarca de Balsas, depois para a de Vitória do Mearim, sendo titularizada na Comarca de Timbiras, em seguida foi para a de Comarca de Santa Inês, permanecendo durante 11 anos até esta data. “Hoje estou regressando para a Comarca da Ilha de São Luís muito feliz, disposta a trabalhar, contribuir com o Judiciário da Comarca da Ilha de São Luís, enfim, é uma satisfação pessoal. Significa anos de trabalho”, finalizou.

O juiz Ivis Monteiro Costa entrou na magistratura em 2016, passou pelas comarcas de São João Batista, São Bento e Bequimão. “É uma imensa satisfação ser promovido para a 2ª Vara da Comarca de Barreirinhas, onde pretendo realizar uma prestação jurisdicional célere e eficiente”, comentou.

O presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Holídice Barros, comentou que essas promoções representam a construção de um marco na carreira do magistrado. “O colega quando inicia na carreira, ele sabe que tem um longo caminho pela frente e, chegar à capital, obter uma promoção, é um daqueles momentos em que ele se sente muito valorizado. É aquela perspectiva de sempre dar a melhor prestação jurisdicional, de julgar com eficiência, com integridade. Desejamos a todos que tenham uma trajetória muito bem-sucedida”, finalizou.

A solenidade ocorreu no gabinete da presidência com a presença de familiares e magistrados. Os termos de compromisso e posse foram lidos pelo diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson Ferreira.