Torneio SESI de Robótica começa em grande estilo em São Luís.

O mundo fantástico da robótica invadiu São Luís, neste final de semana. Até este domingo, 5, o SESI Araçagi reúne mais de 400 estudantes de quatro estados brasileiros no Torneio SESI de Robótica, Regional Maranhão, Temporada Super Powered, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI-MA), entidade do Sistema FIEMA. O evento foi criado para despertar o interesse de crianças e adolescentes de 9 a 16 anos, em ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. No total, 49 equipes de escolas do SESI e de escolas públicas disputam duas competições – o Torneio de Robótica First Lego League Challenge e o F1 in Schools – e participam da mostra First Tech Challenge (FTC). No evento, um festival de cores, peças de Lego, miniaturas de fórmula 1, música e até um parque de diversões.  

O anfitrião Edilson Baldez das Neves, presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, destacou como a robótica oferece a oportunidade de aprender brincando, se relacionando e trabalhando em equipe. “A robótica no SESI é uma referência e por isso as nossas vagas estão sendo disputadas. Nós não trabalhamos isolados. Além das escolas municipais, vamos levar a robótica às escolas estaduais”.  

Os alunos do ensino fundamental e médio da Rede SESI de Educação já vivenciam a robótica nas escolas e o torneio busca incentivar os talentos do estado, em uma parceria do SESI com a First e o Grupo Lego, proporcionando aos alunos que se apropriem do programa e fortaleçam a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico. “Estamos mostrando que a robótica não é apenas cultura e educação. E vocês estão tendo a oportunidade de começar cedo e isso resultará em grandes oportunidades. Somos uma grande equipe e todos que estão aqui, é porque acreditam no futuro e o futuro está com vocês, estudantes”, disse Baldez. 

Os jovens competidores galgam uma das sete vagas abertas no Maranhão para o torneio nacional, que será realizado em março, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, promovido pelo SESI, operador nacional do torneio de robótica First Lego League.  

O operador oficial dos torneios FLL no Brasil, Marcos Sousa, do SESI Departamento Nacional, lembrou que o SESI Maranhão estreou no torneio em 2020, durante a pandemia, de forma remota. “Foi quando o Brasil inteiro descobriu a potência que é o Maranhão na robótica. Das 40 equipes, 14 são de escolas públicas. O compromisso que o SESI tem é com o Brasil e não apenas com educação, saúde e segurança no trabalho”.  

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Naldir Lopes, agradeceu o convite para o torneio e levou aos competidores uma mensagem do governador Carlos Brandão: “vocês são a luz da nossa nação”. 

PROTOTIPANDO SONHOS – Durante a competição, foi assinado um termo de cooperação técnica entre o SESI e a Fapema, para a concessão de bolsas de iniciação científica e tecnológica para os alunos do projeto Prototipando Sonhos, do SESI Maranhão, no qual a entidade apadrinha equipes de escolas públicas levando a robótica para novos alunos de forma totalmente gratuita. Assinaram a parceria Edilson Baldez, o presidente da Fapema, André Luís Santos e o superintendente regional do SESI, Diogo Lima. 

“Desde 2019, estamos ampliando as nossas ações para o interior do estado e, também, para os alunos do ensino médio e fundamental. Daí a nossa parceria com o SESI para concessão de 50 bolsas de iniciação científica, que queremos levar ainda para os alunos do SESI no interior do estado”, afirmou o presidente da FAPEMA.  

O torneio é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI), entidade do Sistema FIEMA, com patrocínio da Equatorial Energia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura via Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Maranhão e conta com o apoio da Vale, Eneva, SESC, Grupo Mirante, Equatorial Telecom, Ricco, Coca Cola, Dominus Pizzaria, Sebrae, IEL-MA e Louvre Magazine. 

“É um prazer em sermos um dos grandes parceiros do Sistema FIEMA.  Este ano, estamos com o SENAI formando eletricistas, e agora com o SESI no Torneio de Robótica. Quero um pouco dessa energia de vocês”, ressaltou o diretor de Relações Institucionais da Equatorial Energia, José Jorge Leite. 

O superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima, revelou a potencialidade do Maranhão no torneio, que reuniu cerca de 1 mil visitantes, somente no primeiro dia. “Em três anos nós conseguimos nos posicionar no calendário brasileiro. Isso é um orgulho muito grande. Só para ter uma ideia, a Paraíba viajou mais de 20 horas para competir no Maranhão, podendo viajar uma hora para competir no Recife”. 

Participaram da abertura do evento a superintendente do SESI Tocantins, Roseli Sarmento, a superintendente do SESI Paraíba, Geisa Brito, o operador oficial dos torneios First Lego League no Brasil, Marcos Sousa, do SESI Departamento Nacional, o representante do Comitê Nacional de Avaliação FLL e juíza chefe do torneio, Rosi Carvalho, o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Naldir Lopes, a secretária municipal de Educação de São Luís, Caroline Marques, que representou o prefeito Eduardo Braide, o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Junior, o secretário adjunto de Estado de Cultura, Abimael Silva Neto, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e vice-presidente da FIEMA, Celso Gonçalo, o superintendente do Sebrae, Albertino Leal, o superintendente da Fecomércio, Max de Medeiros, a diretora regional do SESC-MA, Rutineia Monteiro, o diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda, o superintendente da FIEMA, César Miranda, a coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota, o diretor de Relações Institucionais e Planejamento da Equatorial Energia, José Jorge Leite Soares, o diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), coronel Fernando Leal, representante da Eneva no Maranhão, José Ramiro, a analista de Relações Institucionais da Vale, Cláudia Lima, os deputados estaduais Ariston Ribeiro e Fernando Braide, o vereador Marlon Botão, os diretores da FIEMA Fábio Nahuz, José Orlando Soares Leite Filho, Antônio Pavão, João Batista Rodrigues, Ana Rute Mendonça, Pedro Robson Holanda da Costa.