O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

TJMA vai instalar dois Pontos de Inclusão Digital na zona rural de Codó

Ação tem a parceria da Prefeitura Municipal, e garante acesso à Justiça aos moradores do Quilombo Santo Antônio dos Pretos e povoado Boa Vista do Procópio

O Poder Judiciário do Maranhão vai instalar nos dias 9 e 10/4, dois Pontos de Inclusão Digital (PIDs) do programa “Justiça de Todos” no Quilombo Santo Antônio dos Pretos e povoado Boa Vista do Procópio, localizados na zona rural do Município de Codó. Com a iniciativa, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) alcança 124 salas de acesso virtual que garantem à população residente em localidades onde não há fórum, acesso aos serviços do Judiciário estadual e de todos os órgãos do Sistema de Justiça.

A ação é fruto de parceria efetivada pelo TJMA com a Prefeitura Municipal de Codó, que passa a ser a cidade do Maranhão com maior número de Pontos Digitais em zona rural. Em 22 de julho de 2022 foi instalado um ponto digital no Povoado Cajazeiras, situado a cerca de 90 quilômetros da zona urbana de Codó, percorridos em quatro horas de viagem por meio de estrada de terra.

PID do Quilombo Santo Antônio dos Pretos vai ser instalado no dia 9/4, em solenidade que contará com a participação do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, e do prefeito de Codó, Francisco de Oliveira. O povoado está localizado à oeste da área urbana de Codó, no limite com o município de Capinzal do Norte, e deve se transformar em ponto de referência para os moradores de povoados vizinhos como: Barro Vermelho, Petrolina, Caatinga, Matão, São Raimundo, Malquerência, dentre outros.

Em Boa Vista do Procópio, o PID será inaugurado no dia 10/4. Essa unidade digital do Poder Judiciário também vai atender as pessoas de comunidades próximas, como: Flores, Campestre, Ladeira, Estiva, Boca da Mata, Lagoinha, dentre outros.

Os Pontos de Inclusão Digital garantem à população serviços de consulta processual e atendimento do balcão virtual; estrutura para videoconferência em audiências e sessões do Tribunal do Júri, dentre outros. Uma parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão – Cemulher/TJMA tem possibilitado que mulheres em situação de violência doméstica solicitem pedidos de Medida Protetiva de Urgência eletrônica, que são remetidas de forma imediata para o juiz de Direito responsável, e decididas em até 48 horas.

PROGRAMA JUSTIÇA DE TODOS

O Poder Judiciário e as prefeituras municipais atuam na instalação de salas equipadas com computadores ligados à internet, para que o cidadão tenha a oportunidade de acessar os serviços da Justiça e participar das audiências por videoconferência, sendo auxiliado por um servidor facilitador durante o processo. Os Pontos Digitais podem ser utilizados por todos os órgãos que integram o Sistema de Justiça: Justiça Federal, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público, e Ordem dos Advogados do Brasil.

O “Justiça de Todos” está alinhado aos macrodesafios previstos na Resolução nº 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, bem como da Agenda 2030, que contempla os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 (Redução das Desigualdades), 16 (Paz, Justiça e Instituições Fortes) e 17 (Parcerias em prol das Metas).