Proteção e privacidade online são temas de curso para juízes do TJMA

Mais duas novas turmas do curso de extensão em Proteção e Privacidade Online terão início no mês de novembro. Estão inscritos 40 magistrados das comarcas de Imperatriz e Timon, pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão, em parceria com a Diretoria de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça. Outros dois grupos foram treinados em São Luís.

A iniciativa visa capacitar os magistrados para eventuais situações de vulnerabilidade na proteção de dados e de privacidade, além de problemas relacionados à clonagem de aplicativos, SIMCARD virtualizado, criação e disseminação de perfis e notícias falsos (fakes) em redes sociais e serviços de mensagem, dicas gerais de proteção: senhas, rede, dispositivos informáticos, navegadores, e-mails e mídias sociais.

No curso, são fornecidas orientações técnicas sobre como garantir a segurança no uso de recursos tecnológicos, proteger contas e prevenir-se contra eventuais riscos de vazamento de conteúdo online.

Com duração de 8 horas, em Imperatriz, as aulas presenciais acontecem nos dias 26 (manhã) e 27 de novembro (tarde). Em Timon, o conteúdo será ministrado no dia 3 de dezembro, das 8h às 18h. 

O FORMADOR

Alesandro Gonçalves Barreto é pós-graduado em Direito (UFPI), diretor da Unidade do Subsistema de Inteligência da SSP-PI, servidor da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, professor de Cursos de Inteligência Cibernética pela SENASP e SEOPI, na Academia de Polícia Civil das Disciplinas Inteligência de Segurança Pública e Investigação Policial e professor convidado da Universidade Autônoma Latino Americana de Medellín – Colômbia, e nas Escolas de Magistratura do Mato Grosso, Paraíba e Bahia.