Plantão

TJMA participa de homenagem ao bicentenário de Gonçalves Dias na AML

As comemorações pelo bicentenário do escritor maranhense Gonçalves Dias aconteceram ao longo da quinta-feira (10/8) . A  Academia Maranhense de Letras realizou solenidade em homenagem aos 200 anos de um dos principais romancistas do país. A solenidade contou com a participação do presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Ricardo Duailibe; do corregedor-geral de Justiça, desembargador Fróz Sobrinho; do presidente da Academia Maranhense de Letras (AML),  desembargador Lourival Serejo e o do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. 

Participaram também da homenagem ao romancista maranhense : o vice- governador do Estado, Felipe Camarão; o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; o procurador-geral de Justiça do Estado do Maranhão, Eduardo Nicolau; o presidente da Academia Brasileira de Letras, Merval Pereira; o ex-presidente da República, José Sarney e imortais da Academia Maranhense de Letras.

Ao iniciar a cerimônia, o presidente da AML, desembargador Lourival Serejo, destacou a importância de Gonçalves Dias e sua obra literária para o país. “Teve no percurso de sua curta existência sequências de profissões poéticas e outras diversas atividades tão grandiosas que chegaram a esta data, com a mesma solidez que edificaram e inventaram seu prestígio e o reconhecimento do seu talento. Em sua obra, lutou contra os efeitos do passado colonial e buscando a própria voz”, enfatizou. 

Ainda na solenidade, as autoridades receberam a Medalha 200 anos de Gonçalves Dias e o selo oficial em alusão ao bicentenário do escritor, de autoria do designer Carlos Eduardo Salles. Além da  noite de homenagem, a AML realizou uma série de atividades em celebração ao poeta que foi patrono da cadeira 15 da Academia Brasileira de Letras.