Giro de Noticias

Coalizão Verde de Bancos de Desenvolvimento deve ampliar investimentos no Maranhão 

– O Banco do Nordeste (BNB) aderiu à Coalizão Verde, uma aliança de 19 bancos de desenvolvimento em prol da sustentabilidade de empreendimentos instalados em área do bioma amazônico. A participação da instituição financeira na iniciativa se justifica por conter o Maranhão em sua área de atuação, que compreende, ainda, toda a Região a Nordeste e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O documento de adesão ao movimento foi assinado pelo diretor de Planejamento do BNB, Aldemir Freire, durante agenda da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), esta semana.

O Maranhão tem parte de seu território reconhecido como bioma amazônico, com características locais e regionais específicas que fundamentam a iniciativa proposta pela Coalizão Verde. O objetivo é unir esforços institucionais para promover soluções financeiras que potencializem atividades produtivas inclusivas e viabilizem empreendimentos sustentáveis. A ação é coordenada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para financiamento de projetos que visem alavancar investimentos público-privados dos bancos de desenvolvimento dos países participantes da ação conjunta, a Coalizão Verde prevê a criação de um Fundo, a ser gerido pelo BID. Como finalidade, os projetos podem apoiar atividades de mitigação e adaptação climática, transição energética e produtiva e redução das desigualdades sociais na região abrangida, beneficiando atividades produtivas do Maranhão.

“Ao integrar importante movimento capitaneado por outras destacadas instituições de desenvolvimento nacionais e internacionais, o Banco do Nordeste reafirma seus compromissos com o apoio a iniciativas produtivas sustentáveis e sua posição como executor privilegiado de políticas públicas federais de desenvolvimento regional”, afirma o diretor de Planejamento do BNB, José Aldemir Freire.

Segundo ele, a instituição tem fortalecido os aspectos de natureza social, ambiental e climática na condução dos seus negócios, processos e atividades e na relação com os seus públicos de interesse. “A partir da Coalizão Verde, vamos atuar de forma conjunta na ampliação e fortalecimento de ações no território maranhense, onde está situada a área de Floresta Amazônica de nossa área de atuação. Reconhecer as especificidades desse bioma e investir na capacidade produtiva, respeitando suas particularidades, é um importante passo para potencialização do desenvolvimento econômico e social nessas áreas”, completou o executivo.

No Maranhão, o Banco do Nordeste já investiu R$ 1,3 bilhão em mais de 16 mil operações de crédito em empreendimentos situados no bioma amazônico, no primeiro semestre deste ano. Em todo o ano de 2022, o volume de recursos para esse território chegou a R$ 1,6 bilhão em 38,5 mil contratos.