TJMA aprova Plano de Negócios de auditoria interna
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) aprovou, por meio do Ato da Presidência GP nº 18, de 11 de fevereiro de 2025, o Plano de Negócios da Diretoria de Auditoria Interna (DAI). O documento estabelece a estratégia da unidade, alinhada aos objetivos institucionais e às expectativas das partes interessadas. A iniciativa busca direcionar e melhorar a atuação da auditoria interna e contribuir para o sucesso organizacional.
A elaboração do Plano de Negócios exigiu uma análise detalhada do papel, da autoridade e das responsabilidades da função da auditoria interna, bem como dos processos de governança, gestão de riscos e controle da organização.
O processo de definição da estratégia seguiu cinco fases fundamentais: Identidade estratégica, com a declaração da missão, visão, valores e negócio; Formulação da estratégia, com a realização do diagnóstico da unidade, análise de cenários e construção do mapa estratégico; Iniciativas estratégicas de auditoria; Indicadores e Desdobramentos das iniciativas.
OBJETIVOS E INICIATIVAS
Após a análise de cenários e a construção do Mapa Estratégico da Diretoria de Auditoria Interna, o Plano apresentou os objetivos estratégicos e as iniciativas que nortearão a atuação da unidade durante o período de 2025-2029. São eles:
- Promover a qualidade e a efetividade da função de auditoria interna;
- Contribuir para o fortalecimento da governança, gestão de riscos e controles internos da organização;
- Aprimorar os serviços de avaliação em todas as etapas do ciclo de auditoria;
- Promover mais serviços de consultoria;
- Aprimorar a comunicação com as partes interessadas;
- Desenvolver as competências dos auditores internos.
IMPACTO DO PLANO
O Plano de Negócios da DAI foi aprovado com vigência de 2025 a 2029, em atendimento à exigência constante no processo-chave da área “Plano de Negócios da Auditoria Interna” (KPA 2.6), do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna – IA-CM, adotado no Programa de Avaliação e Melhoria da Qualidade da Diretoria de Auditoria Interna.
A implementação das iniciativas propostas contribuirá para o fortalecimento da auditoria interna, para o alcance de níveis mais elevados de maturidade e eficiência.
Com essa iniciativa, o TJMA reafirma seu compromisso com a governança e a transparência, garantindo que a auditoria interna continue desempenhando um papel estratégico na melhoria dos processos institucionais e na promoção da boa gestão pública.