Judiciário de Açailândia divulga resultados de júris

O Poder Judiciário em Açailândia, através das duas varas criminais, 1ª e 2ª, divulgou os resultados de dois júris realizados na comarca nos dias 16 e 18 de agosto, terça e quinta-feira, respectivamente. As sessões foram presididas pela juíza Selecina Locatelli, titular da 2ª Vara Criminal e respondendo pela 1ª. No primeiro julgamento, realizado na Câmara de Vereadores de Açailândia, o réu foi Luís Carlos Alves, acusado de prática de crime de tentativa de homicídio. O conselho de sentença desclassificou o crime para lesão corporal grave e o réu recebeu a pena de 3 anos e meio, a ser cumprida em regime aberto.

A denúncia deste caso narra que, em 15 de março de 2021, por volta das 17h20min, nas imediações do Setor Rodoviário, bairro Centro, Açailândia, o denunciado tentou matar a vítima Cleuson Alves da Conceição, desferindo, na ocasião, um golpe de facão contra seu pescoço. Segue relatando que Luís Carlos, em estado de embriaguez alcoólica, iniciou uma discussão com a vítima, por causa de uma rixa antiga entre os dois. Ato contínuo e já sacando um facão que trazia consigo, o denunciado desferiu um golpe na altura no pescoço da vítima.

O inquérito policial apurou que Luís Carlos somente não prosseguiu na empreitada criminosa porque a vítima conseguiu fugir, não sendo perseguida porque Luís Carlos possui uma lesão na perna esquerda. Os fatos chegaram ao conhecimento da Polícia Militar, efetivando-se, ao fim, a prisão em flagrante do denunciado ainda no local do fato, com sua condução à Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências.

DESISTIU DE MATAR A VÍTIMA

Na segunda sessão, realizada dia 18 na Câmara de Vereadores da cidade de São Francisco do Brejão, termo judiciário de Açailândia. No banco dos réus, Mauro Henrique dos Santos Oliveira, que estava sendo julgado sob acusação de prática de tentativa de homicídio, também desclassificado pelo conselho de sentença para lesão corporal, por entender que o réu desistiu de matar a vítima Cleomar Silva Santos.

A denúncia relatou que, em 4 de agosto de 2019, denunciado e vítima estavam no estabelecimento conhecido como ‘Bueiras Bar’, quando iniciaram uma forte discussão, indo para as vias de fato. Em seguida, Mauro Henrique sacou uma faca e desferiu alguns golpes em Cleomar, atingindo a região abdominal e o pescoço. Ato contínuo, Mauro fugiu, escondendo-se na casa de sua vizinha. No dia seguinte, a polícia recebeu a informação de onde Mauro estava, realizando a captura e levando-o à delegacia.

Em depoimento, ele assumiu a autoria, afirmando que a vítima estava importunando e pedindo bebida. No momento em que ele deu, Cleomar pegou a garrafa e foi para outra mesa. Quando foi buscar a garrafa de volta, Mauro relatou que Cleomar derramou a bebida no chão, chamando-o de corno e ameaçando-o. Disse, ainda, que a vítima pegou uma lata de cerveja e o atingiu, momento em que pegou a faca e desferiu os golpes em Cleomar.

Por ter o crime desclassificado, Mauro Henrique recebeu a pena de um ano, a ser cumprida em regime aberto.