Inclusão através da artes e além da barreiras: mostra de talentos da APAE São Luís

Foi simplesmente emocionante a edição 2023 da Mostra de Talentos da Apae de São Luís, que esse ano teve como tema “Além das Barreiras”, reforçando conceitos de diversidade, superação, valorização e inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, por meio da arte e da cultura.

A Pres. da APAE de São Luís, Arionildes Silva e Silva destacou a importância do evento, tanto para diretoria e professores, mas principalmente para os alunos e seus familiares.

A Mostra de Talentos foi realizada em duas sessões no Teatro João do Vale, no último dia 7.11, e contou com apresentações de teatro, música, folclore, poesia e artes plásticas dos alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado / CAEE Eney Santana. No total, se apresentaram 48 alunos divididos em oito apresentações. Eles fizeram bonito no palco, mostrando muito talento e preparo, em todas as performances. Em outras palavras, mostraram como a arte existe também para quebrar a barreira do preconceito em torno da pessoa com deficiência.

A Mostra de Talentos foi o resultado de 12 meses de preparação dos alunos integrantes do Projeto Arte-Educação e Inclusão da Pessoa com Deficiência, financiado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) com o apoio da Prefeitura de São Luís. Este projeto destaca a diversidade de habilidades e capacidades dos educandos da APAE de São Luís, reforçando o compromisso da instituição com a inclusão social.

“O desafio foi grande, mas a arte abre fronteiras, e conseguimos organizar as diversas oficinas para os alunos, com um resultado incrível. Nesse processo, deficiência vira eficiência, dificuldade vira habilidade. E a lição que fica é que não devemos subestimar as pessoas, quanto mais dificuldade eles encontram, mas força de vontade para superar existe. Inclusão é isso, sentir-se parte da sociedade e a arte proporciona essa inclusão’” declarou a Coordenadora da Mostra de Talentos da APAE de São Luís Profa. Maria de Jesus, que está na instituição há 30 anos.

Alunos como Joseana Cajueiro (teatro) e Marcos Lindoso (poesia), que arrancaram aplausos da plateia, são a prova de que a arte é uma importante porta que se abre para a inclusão da pessoa com deficiência:

“É muito importante para nós estamos aqui, pois com a arte vivemos a inclusão social que merecemos ter de fato” disse Joseana, aluna já veterana nas Mostras de Talento da APAE de São Luís” disse Joseana.

“Quero mostrar ao mundo o que penso e escrevo, e escolhi a poesia para me expressar. Tenho 20 anos e estou há 18 sendo assistido pela APAE de São Luís. É com muita felicidade que estamos aqui hoje” completou Marcos antes de subir ao palco para declamar quatro poesias de sua autoria.

O evento marcou também o lançamento oficial da campanha Natal Solidário 2023 – Construindo Esperança; que visa angariar recursos para a segunda etapa da ampliação do CAEE Eney Santana. A obra irá contemplar a construção de uma piscina semiolímpica, um anfiteatro, uma sala de vivência diária, uma cozinha experimental e uma área de vivência coletiva.

Sempre presente nos eventos da instituição, o Sec. Mun. Carlivan Braga (SEMEPD) elogiou o talento dos alunos. Já o Ver. Raimundo Penha elogiou a iniciativa, que segundo ele uniu inclusão cultural e social:

“Acredito que essa mostra promoveu também a inclusão cultural, visto que muitas famílias que adentraram pela primeira vez no Teatro João do Vale com essa oportunidade. E ver os alunos do CAEE Eney Santana superando as barreiras da deficiência no palco, tornou o evento mais especial. E a lição que fica para nós, é que uma deficiência não define uma pessoa, e não deve ser motivo para não viver plenamente na sociedade” refletiu Raimundo Penha,