Suzano celebra a semana dos Pais valorizando a presença paterna na formação dos filhos

No último dia nove de agosto foi celebrado o Dia dos Pais em todo país. Em tempos de pandemia, a comemoração ganha um significado ainda mais especial: o de reconhecer a importância dos elos familiares e de oportunizar a reflexão sobre a importância da presença paterna no desenvolvimento social e emocional dos filhos. Para celebrar a data, a Suzano traz depoimentos de colaboradores que também são pais, e que buscam inspirar os filhos, gerando valores como sensibilidade, afeto e respeito à vida e ao próximo.

Paternidade consciente – O operador de painel da empresa, João Agnelo Mendes Correia, é um exemplo de pai que leva esses princípios para a prática. Pai de cinco filhos, ele divide suas impressões de vida com Jéssica, Wilgnner, Jhady, Máximus e Iury, e estabeleceu um forte vínculo de amor e cuidado com eles. “Tenho uma excelente relação com meus filhos e procuro conversar bastante sobre coisas que irão contribuir para o desenvolvimento deles”, conta, relembrando os momentos em que foi mais além para reforçar essa prática. “Uma vez eles me perguntaram de onde vinham os alimentos que chegam à nossa mesa. Aproveitei o meu período de férias, levei eles para roça, e expliquei do plantio à colheita para verem na prática como é difícil o processo”, explica.

Para João, são atitudes como essa que fazem a diferença na vida dos filhos. “Acho que ser pai, é algo que vai muito além do que a grande maioria de nós está acostumada a pensar. Um pai de verdade é consciente de suas responsabilidades e do papel que representa na vida da pessoa que ajudou a colocar no mundo”.

Redescobrindo laços – Casado e pai de três filhos, Mario Fernandes Spagnol é consultor Técnico de Produção na empresa. Com a pandemia, veio a mudança na rotina e agora ele passa mais tempo em casa, ele comenta que a convivência tem sido um desafio, e para ele, trouxe novas maneiras de se relacionar, conviver e redescobrir os elos com a família. “As novas formas de convivência ficaram mais intensas e desafiadoras. Estou resgatando momentos em família que hoje, devido à tecnologia, ficaram um pouco esquecidos. Temos vivido uma nova rotina, e com isso, posso ter uma participação maior na vida dos meus filhos, fortalecendo ainda mais o nosso vínculo.”

Ele é consciente da importância da paternidade, e acrescenta a necessidade de se transmitir um legado de bons exemplos “Procuro passar para meus os meus filhos valores e virtudes como autoconfiança, humildade, cidadania, honestidade e amor”. Para ele, o prazer pelos estudos é também um fator transformador na vida de um indivíduo, ele procura transmitir esse preceito aos filhos. “O mais importante que tento ensinar para eles, é que só conseguimos chegar aos nossos objetivos com muito esforço e dedicação, e os estudos são o caminho para alcançarem tudo o que eles desejarem.”, conta.

A Suzano faz parte do programa Empresa Cidadã que contempla benefícios como a licença maternidade e licença paternidade aos colaboradores. Criado para prorrogar a licença maternidade, o programa ganhou novas nuances que também passou a oferecer a licença paternidade, com possibilidade de ser estendido de cinco para vinte dias, e com isso, oferecer aos pais a possibilidade de estarem mais perto da família, acompanhando o desenvolvimento dos filhos nos seus primeiros dias ou meses, fortalecendo assim o vínculo paterno.

Para o Gerente de Gente e Gestão da Unidade Imperatriz, Ricardo Fino, valorizar o colaborador é também valorizar as pessoas que fazem parte do seu núcleo familiar. “Na Suzano, transmitimos valores e princípios que esperamos que possam fazer a diferença não só na vida desses profissionais de forma individual, mas também no meio familiar. Sabemos da dedicação e cuidado de cada um para com os filhos, e queremos garantir que o local de trabalho também inspire esses sentimentos, e que eles possam sempre compartilhá-los com quem mais importa: a família”, finaliza.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.