Sistemas de abastecimento de águas são ampliados em comunidades quilombolas de Codó

O Governo do Maranhão, através Programa Maranhão Quilombola (PMQ), tem levado água potável para comunidades quilombolas do Maranhão. Nos últimos dias, a Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR) realizou a entrega de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) em duas comunidades da cidade de Codó: Centro do Expedito e Monte Cristo.

Os serviços, realizados em parceria com a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), foram de ampliação do sistema dentro da comunidade, implantação de novos equipamentos e construção de novas estruturas. Ambas as entregas foram realizadas pelo secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, e pelo secretário-adjunto da Secid, Júlio Pinheiro, que representou o titular da pasta, Márcio Jerry.

“Agradecemos a parceria com o governador Flávio Dino e com o vice-governador Carlos Brandão, que tem nos possibilitado realizar todas essas tarefas em prol dos quilombos do Maranhão. Além das implantações e ampliações de novos sistemas de abastecimento de água, estamos levando diversas outras ações através do Programa Maranhão Quilombola, que é um programa que tem atuado em melhorias na educação, infraestrutura e saúde. Para nós é motivo de muita alegria e satisfação fazer todo esse trabalho”, afirmou o secretário Gerson Pinheiro.

As entregas de ampliações dos Sistemas, também foram acompanhadas por autoridades e lideranças locais, como o secretário de Infraestrutura, Pedro Belo, representando o prefeito José Francisco; secretário de Juventude, Cultura e Igualdade Racial, José Carlos Moreira; secretário de Agricultura, Antônio Zaidan e a gestora de Igualdade Racial, Ana Emília Moreira, que destacou a importância do trabalho que está sendo realizado:

“Uma das grandes ações que o Governo do Maranhão está fazendo é tirar o povo quilombola da invisibilidade. E fazer isso, é trazer ações como essa: água potável, mais escolas, programas, cuidado e atenção. Somos muito gratos por tudo e acreditamos cada vez mais em novas ações”, afirmou.

Vistorias

A comitiva realizou, ainda, vistorias nos serviços que estão sendo realizados na comunidade de Matões do Moreira (implantação de novo sistema) e Boa Esperança (ampliação). As obras serão concluídas em breve. O secretário Gerson Pinheiro também visitou os serviços de ampliações do sistema nas comunidades quilombolas de São Sebastião dos Pretos e Catucá, ambas em Bacabal.

Sistemas de Abastecimento de Água

Os Sistemas de Abastecimento de Água estão sendo instalados e/ou ampliados nos municípios Bacabal, Bacurituba, Codó, Grajaú, Guimarães, Mata Roma, Pastos Bons, Peritoró, Pindaré Mirim, Pinheiro, Santa Inês, São Bento, São Vicente Férrer e Viana. O Governo investe na instalação e modernização dos Sistemas de Abastecimento de Água e melhora a qualidade de vida dos moradores das comunidades quilombolas, aumentando a oferta de água tratada.