O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Com 80% do quadro funcional formado por mulheres, Centro Universitário Estácio é primeiro estabelecimento de ensino superior no MA a receber o Selo Amigo da Mulher

O Centro Universitário Estácio São Luís é o primeiro estabelecimento de ensino superior do Estado a receber o selo Amigo da Mulher. O reconhecimento é de autoria do Governo do Estado e foi implantado como forma de reconhecer, estimular, divulgar e certificar as práticas de instituições comprometidas com o direito das mulheres. 

A entrega oficial do selo foi realizada pelo vice-governador do Estado, Carlos Brandão, durante evento no auditório do Palácio dos Leões. Em seu discurso, ele reforçou a importância de cada vez mais empresas aderirem à iniciativa. “Que sirva de estímulo para que as empresas mostrem para a sociedade que a mulher precisa ser valorizada, ocupando o espaço e o cargo que ela quiser”, afirmou o vice-governador. 

O selo foi conquistado após levantamento realizado pelo Curso de Serviço Social, em parceria com o eixo Gestão e Negócios do projeto de extensão EELA’S (Empreendedoras, Empoderadas, Livres e Audaciosas), promovido pelo centro universitário. Durante o levantamento, constatou-se que 80% do quadro de colaboradores do estabelecimento é composto por mulheres. 

O reitor do Centro Universitário Estácio São Luís, Ismael Leite, reforçou a importância da honraria. “A promoção dos direitos das mulheres não deve se dar apenas nas discussões filosóficas e científicas, mas também nas áreas de negócios, saúde, direitos. Para nós, é um sentimento de muita gratidão e muita honra saber que estamos conseguindo concretizar um compromisso que é constante”, afirmou. 

A coordenadora do curso de Serviço Social, Emanuelle Pinheiro, disse que a conquista é motivo de orgulho. “Esse comprometimento com as mulheres faz parte, inclusive, do nosso código de ética profissional”, pontuou.

Para o professor Gabriel Nava, coordenador do projeto de extensão EELA’s, a conquista do Selo Amigo da Mulher é resultado de um ambiente de igualdade de oportunidades, inclusão e não discriminação. “Buscamos sempre reforçar a importância do empoderamento das mulheres na sociedade”, disse Gabriel. 

O EELA’S integra o Mulheres Empreendedoras Empoderadas (MEE), projeto da Estácio que presta diversos serviços auxiliando mulheres em situação de vulnerabilidade social a se colocarem no mercado de trabalho, cuidarem da saúde e receberem apoio em casos de violência doméstica. Além do Centro Universitário Estácio São Luís, o projeto é oferecido também nas cidades de Juiz de Fora (MG); Porto Alegre (RS); e Natal (RN). O MEE conta com mais de 1200 estudantes, supervisionados por docentes dos diversos cursos ofertados pela Estácio e já impactou mais de 30 mil pessoas em 2021. Inscrições e outras informações sobre o EELA’S estão disponíveis através do instagram: @eelas_estacio ou pelo e-mail: elizangela.motta@estacio.br 

SAIBA MAIS

O Selo Amigo da Mulher foi criado por meio do Decreto nº 33.872 e lançado oficialmente no dia 08 março de 2021, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O objetivo é contribuir para a igualdade de gênero no mundo do trabalho. 

Os critérios para a classificação são estabelecidos a partir das diretrizes da ONU Mulheres Brasil. O documento tem validade de um ano, a contar da publicação no Diário Oficial do Estado.