Geral

Thaynara OG e avó aderem à campanha de vacinação contra a Influenza no Maranhão e incentivam seguidores

O Governo do Maranhão antecipou o início da campanha de vacinação contra a Influenza no estado, por meio do ‘Vacina para Todos’. A iniciativa, que tem o objetivo de vacinar 90% do público-alvo, equivalente a dois milhões de pessoas nos 217 municípios, contou com o reforço da apresentadora, atriz, criadora de conteúdo digital e embaixadora da Unicef, Thaynara OG, que levou a sua avó para ser imunizada na Policlínica do Vinhais, em São Luís, na quinta-feira (6).

“Eu acho muito importante você cuidar e proteger a quem você ama. Minha avó é minha paixão, é a matriarca da família, então eu fiz muita questão de vir pessoalmente com ela. Foi muito rapidinho, a gente buscou o posto de saúde mais próximo da casa dela. É muito importante ver ela com essa oportunidade de ter saúde e proteção. A gente está muito feliz porque o Maranhão se antecipou e está sendo o primeiro estado a começar a campanha contra a Influenza”, disse a influencer.

A avó de Thaynara, Evangelina Gomes, mais conhecida como Vanginha ou Vovó OG, tem 86 anos e defende a vacina como um instrumento essencial que tem garantido a sua saúde e longevidade.  

“Eu convido a todos os idosos a tomarem a vacina, é uma maravilha. Desde sempre, eu tomo as vacinas nos postos, com o meu marido. Tenho essa idade de 86 anos, não tenho gripe, sou feliz e satisfeita. Quero agradecer ao Governo por essa iniciativa de antecipar”, agradeceu Vanginha.

A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tayara Pereira, explicou o motivo de o Maranhão ter antecipado o calendário da vacina contra a gripe no Maranhão.

“A gente fez um monitoramento do número de casos de síndromes gripais que estavam aumentando, e percebemos que houve um aumento da Influenza B. Então, considerando que já tínhamos um estoque recebido do Ministério da Saúde, resolvemos antecipar o combate à Influenza no estado. A partir da vacinação, é possível evitar os casos mais graves da Influenza, assim como os óbitos”, innformou a superintendente.

Além da busca pela própria saúde, a dona de casa Maria de Fátima, de 61 anos, consciente do seu papel como cidadã, destacou que a vacinação é uma das medidas mais importantes para prevenir a propagação de doenças infecciosas como a Influenza e evitar novas pandemias. “A vacina é muito importante, é preciso estar em dias porque desta forma a gente se livra da gripe e das pandemias”, afirmou.

Pedro Barros, pescador de 66 anos, aposta na vacina como método suficiente para induzir uma resposta imunológica do organismo e, assim, evitar quadros graves da doença, que podem ocasionar uma hospitalização ou até mesmo óbito.

“Eu procuro me vacinar sempre que o governo proporciona. Estou sempre em dias, porque isso livra a gente dos incidentes piores. Eu convido, plenamente, que todos venham se vacinar e que não vão atrás de fake news”, disse o pescador.

Vacina para todos

Para a campanha, foram definidos grupos prioritários, entre os quais estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; idosos com 60 anos ou mais; gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidade ou com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, e das forças armadas. 

Além destes, também deverão receber a dose da vacina os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens menores de 18 anos de idade em cumprimento de medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

Combate à Covid-19

Por meio da campanha “Vacina Para Todos”, o Governo do Estado também tem buscado alcançar todas as pessoas que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19 e promover a vacinação de rotina de acordo com o calendário nacional de imunização. No Maranhão, mais de 500 mil doses da vacina bivalente foram distribuídas para o público de 18 anos ou mais que já concluíram as duas primeiras doses da vacina monovalente. 

O governo estadual também está comprometido em aumentar a cobertura vacinal de rotina, especialmente em crianças com menos de um ano, visto que as coberturas vacinais contra algumas doenças estão abaixo do ideal, incluindo a vacina Tríplice Viral D2, com apenas 29,97% do público-alvo imunizado.

Locais de vacinação

Policlínica Vinhais
Segunda a sexta – 8h às 12h e das 13h30 às 17h
Sábados – 8h às 12h

Policlínica Cidade Operária
Segunda a sexta – 7h às 12h e das 13h às 17h
Sábados – 8h às 12h

Policlínica Vila Luizão
Segunda a sexta – 8h às 12h e das 14h às 17h

Hospital Aquiles Lisboa
Segunda a sexta – 7h30 às 17h

Hospital Dr. Genésio Rego
Segunda a sexta – 8h às 18h

Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios