Setur orienta rede hoteleira sobre retorno gradual do setor de turismo

Retomada Segura do Setor de Hospedagem, esse foi o tema da capacitação para o trade turístico do Polo Lençóis e Delta realizada na última quinta-feira (18). A videoconferência, organizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), teve o objetivo de qualificar os meios de hospedagem sobre as adequações e protocolos em virtude da reabertura gradual do setor. As qualificações foram ministradas pelos agentes da Vigilância Sanitária Estadual.

O secretário de Turismo, Catulé Júnior, reforçou que o Governo do Estado está atento e buscando ajudar todo o trate turístico a superar a crise sanitária. Ele destacou a realização da qualificação como um importante auxílio para prevenir a propagação do vírus.

“Atendemos um pedido da ABIH, Seccional Barreirinhas, entramos em contato com a Vigilância Sanitária Estadual para oportunizar a qualificação ao setor de meios de hospedagem e restaurantes. O hóspede desejava se sentir acolhido pelo meio de hospedagem e hoje precisa também se sentir seguro, as novas práticas devem ser implementadas para a segurança de todos”, afirma Catulé Júnior.

As mudanças e adaptações para os ambientes externos e internos dos estabelecimentos e ações criativas que estão acontecendo em diversos locais do mundo foram apresentadas pelos instrutores da oficina. “É preciso entender os novos hábitos de consumo. É preciso adaptar-se para o ‘novo normal’”, afirmou o superintendente de Vigilância Sanitária do Maranhão, Edmilson Silva Diniz.

As boas práticas de prevenção devem ser seguidas pelos funcionários, hóspedes, prestadores de serviços e profissionais da saúde que forem atender no estabelecimento. Dentre os novos protocolos, estão as questões de limpeza dos ambientes, uso de máscara de pano nos ambientes de circulação comum, aferição da temperatura dos colaboradores e hóspedes.

Para o setor gastronômico falou-se sobre a alimentação e os serviços a la carte, a higienização dos utensílios, sendo evidenciada a atenção com as pousadas que servem café da manhã e que cada empreendimento tenha placas fixadas nos estabelecimentos com os protocolos sanitários adotados em virtude da Covid-19.

A sócia proprietária do Aquarela Hostel que recebe estrangeiros com muita frequência em Barreirinhas, Bianca Pinto Mendes, destacou a importância do trabalho de conscientização. “Mudanças são sempre bem vindas, neste momento se faz mais que necessária, é possível agregar todos os protocolos, mesmo mudando as nossas rotinas, mas buscando nos proteger e proteger o outro”, afirmou.

Da mesma forma, depois de ouvir as orientações na videoconferência, Weder Silva Machado, sócio proprietário da Pousada Delta Village de Tutóia-MA, no Polo do Delta das Américas, se disse aliviado em saber que há uma preocupação com o controle e prevenção ao vírus. “Um curso maravilhoso, é bom saber como agir e é importante para que todos nós tiremos algumas dúvidas e possamos proceder da mesma forma”, disse.

Depois dos protocolos serem apresentados, foi aberto um espaço para perguntas e dúvidas. Ocasião em que foi enfatizado que todos os municípios devem se adequar aos protocolos e que as vigilâncias municipais irão fiscalizar os empreendimentos locais para verificar o funcionamento e o cumprimento das medidas.

Estiveram presentes ainda empreendedores do turismo e da cultura e conselheiros de ambos os setores do Polo Lençóis e Delta.