Setur-MA oferece cursos de qualificação na Zona Rural de São Luís.

A Secretaria Estadual de Turismo (Setur-MA), por meio da Superintendência de Qualificação, realizou, na quarta (1) e quinta-feira (2), os cursos de “Técnicas de Arrumação para Camareiras” e “Qualidade no Atendimento”. Cerca de 60 pessoas ligadas à Associação de Moradores da Santa Bárbara, Zona Rural de São Luís, foram capacitadas.    

Com duração de quatro horas, os cursos são ministrados com aulas teóricas e práticas voltadas a pessoas que buscam uma vaga de emprego no setor hoteleiro. Ao final de cada curso, é entregue certificado e os participantes ficam habilitados para o desempenho das funções de camareira e recepcionista. “Uma ótima oportunidade pra gente buscar o mercado profissional, ainda mais pra mim que estou desempregada e busco uma qualificação no mercado de trabalho”, destacou a aluna Mirian Alves Fonseca, que participou do curso de técnicas de arrumação.

Segundo o superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Antônio Castro, o objetivo destes cursos é qualificar os profissionais para o setor turístico do estado e dar a oportunidade de uma nova formação para homens e mulheres que estão desempregados. “Gestão no turismo também significa formar profissionais para o setor, este é o nosso papel. Essas pessoas que hoje são alunas, muito em breve estarão no mercado de trabalho e preparadas para desempenhar a função”, analisou o gestor de Qualificação da Setur-MA, Antônio Castro.

“É muito importante pra gente ter informações e experiência, quando o mercado de trabalho nos chamar. Saio daqui com a certeza de estar preparada para trabalhar em qualquer hotel da cidade. Aqui aprendi técnicas de arrumação, recepção e atendimento”, disse a Dona Benezuete Sousa, participante do curso para camareiras.

Somente neste ano, 216 pessoas foram qualificadas pela Setur. A meta é superar o número do ano passado, quando mais de 2.400 pessoas participaram dos cursos de qualificação, tanto na capital como nos demais polos turísticos do estado.

“Nossa preocupação com a geração de emprego é constante, por isso investimos tanto na qualificação. O turismo precisa ser sustentável, rentável, mas também solidário. Quando vamos para uma comunidade humilde e oferecemos de forma gratuita a chance dos moradores recomeçarem a vida com uma nova profissão, a sensação é indescritível. Política em todos os seus setores serve para ajudar o próximo”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos.