Setur capacita novos gestores municipais de turismo do Estado

Proporcionar conhecimento e apresentar ações e planejamento do Programa de Regionalização do Turismo do Maranhão (PRT) e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) para este ano. Com esse objetivo foi realizado, na quinta-feira (28), um seminário virtual com a participação dos novos gestores municipais de Turismo do Maranhão, incluindo São Luís. A ação foi coordenada pela Superintendência de Regionalização da Setur.

A atividade teve início com a saudação de boas-vindas aos novos gestores municipais. Depois, foram apresentadas as orientações sobre o remapeamento do turismo para 2021 e esclarecimento sobre o Programa de Regionalização do Turismo no Estado.

A reunião teve a intenção também de compartilhar ideias, trocar informações com os 54 municípios que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, além de incentivar outros municípios a fazerem a adesão.

Entre as ações desenvolvidas pela Setur nos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro está a Caravana Mais Turismo, Mais Qualificação Profissional com a oferta de cursos de Qualificação e serviços de cadastro para prestadores de serviços turísticos, por meio do Cadastur.

Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, executado pelo Ministério do Turismo (MTur).

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, destacou a importância dos municípios estarem participando de todo o processo visando o fortalecimento da gestão pública do turismo.

“É necessário que os municípios inseridos no Mapa estejam envolvidos para o crescimento do turismo. A Setur irá oferecer capacitação técnica, com cursos EAD voltado para a regionalização do turismo, para qualificar os munícipios turísticos dentro do Mapa do Turismo Brasileiro, no Maranhão”, explicou Catulé Júnior.

Para a assessora sênior da superintendência de Regionalização da Setur, Karlla Santos, o seminário foi uma oportunidade para apresentar aos novos gestores sobre a importância do PRT e o funcionamento das ações da Setur dentro dos municípios que compõem o Mapa.

“Houve um processo de mudanças de muitos gestores municipais decorrentes das eleições de 2020. A reunião foi muito produtiva pois serviu para socializarmos, com os novos gestores, as ações planejadas para esse ano, além de compartilhar ideias e informações”, destacou a assessora.

O seminário contou com a participação do novo secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo dos Santos, que destacou o encontro como forma de compartilhar e desenvolver novas ideias a respeito do Programa de Regionalização.

”É muito importante entender as especificidades de cada cidade e de como podemos trabalhar juntos em prol do turismo no Estado. Quanto mais as regiões do entorno melhorarem o turismo, melhor também para a capital”, frisou o secretário.