Saúde

SES realiza atividade de prevenção ao câncer de boca

Com o objetivo de fortalecer a prevenção e o diagnóstico do câncer de boca na Grande Ilha, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta sexta-feira (5), atendimento no Sorrir Móvel, no Terminal de Integração da Cohama, em São Luís. 

“Nossas ações estão sendo direcionadas para preservar a saúde da população maranhense. Sob a liderança do governador Carlos Brandão, estamos trabalhando para intensificar o rastreamento dos casos de câncer bucal e o Sorrir é referência na área”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Atividades educativas, distribuição de panfletos informativos e consulta clínica reforçaram as ações de prevenção do câncer de boca. Além disso, a SES disponibilizou vacinas contra Influenza e Covid-19. 

Luís Cutrim, de 56 anos, disse que fará uma viagem neste fim de semana e que a ação foi oportuna. “Achei o serviço muito bom, tanto que não só me vacinei como também fiz a consulta com o dentista. Vou viajar sabendo que está tudo bem comigo”, comemorou. 

Com o atendimento, Sâmia Silva, de 43 anos, recebeu mais informações sobre o cuidado com a saúde bucal. “Eu gostei da consulta porque além de saber que está tudo bem comigo, ainda recebi orientações sobre como manter a minha saúde bucal, com escovação correta dos dentes, aplicação de flúor e sobre procurar atendimento especializado, pelo menos, de seis em seis meses”, destacou.

O diretor técnico da Rede Sorrir, Fabrício Saraiva, explicou que as pessoas atendidas na ação com lesões consideradas suspeitas serão encaminhadas para consulta com Estomatologista na Unidade Sorrir da Praia Grande. “É uma doença com grande prevalência no Maranhão. Por isso é tão importante fazermos o rastreio de forma a identificar a doença em seu início e realizar o tratamento”, disse.

Vacinação

A ação no Terminal de Integração da Cohama também permitiu que os frequentadores do serviço de transporte público regularizassem o esquema de imunização contra Gripe, conforme público orientado pelo Ministério da Saúde, e da Covid-19. 

A empreendedora Elisiene da Silva, de 66 anos, aprovou a ação. “Aproveitei e me vacinei contra Gripe e achei uma iniciativa única, pois geralmente as pessoas não tem tempo para dar a atenção à saúde como se deve”. 

José Sampaio, de 70 anos, é vendedor ambulante e não pensou duas vezes quando viu o ponto de vacinação. “Achei muito importante e tudo o que precisava era de uma oportunidade, e ela surgiu. A vacina é o único remédio e garantia de saúde”, compartilhou.

As vacinas contra Covid-19 ofertadas na ação foram as doses monovalentes para quem precisava dar continuidade ao esquema básico, e a Vacina Pfizer Bivalente, para aqueles com 18 anos ou mais que já receberam as duas primeiras doses, com intervalo mínimo de quatro meses desde a última dose.