Expedições de Turismo: Mais de 200 pessoas são qualificadas em Santo Amaro

Com o intuito de desenvolver e consolidar a atividade turística no estado, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) promoveu mais uma ação Expedições de Turismo. Dessa vez, o destino foi o município de Santo Amaro e os povoados Pedroeiro, Buritizal e Satuba, que receberam cursos de qualificação e palestras ministrados pela Superintendência de Turismo do Polo Lençóis e Delta. A atividade teve início no dia 22/05 e foi encerrada na última sexta-feira (26). Ao todo, foram qualificadas 200 pessoas e 197 crianças sensibilizadas por meio do Programa Mais Infância, Mais Turismo.

“Estamos empenhados em realizar as Expedições de Turismo em todos os polos do Maranhão. A região de Santo Amaro é importante dentro do Polo Lençóis e Delta e as ações e qualificações realizadas contribuem para o desenvolvimento da atividade turística na região, que tem as belezas naturais como principal atrativo”, destaca a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

Durante os cinco dias de ação, a equipe técnica da Setur percorreu o município de Santo Amaro e os povoados próximos para levar cursos de qualificação, com o intuito de munir a cadeia de turismo com conhecimento para oferecer serviços de qualidade aos visitantes. Foram ofertadas sete capacitações nas áreas de comunicação, atendimento ao cliente e empreendedorismo, com direito a certificados com carga horária de 4h. No total, foram 200 pessoas capacitadas, entre elas, pessoas da comunidade e empreendedores da região.

Recepcionista e gerente das redes sociais da Pousada Rancho das Dunas, Ana Paula Gomes participou do curso “Mídias Sociais para Promoção e Comercialização do Turismo” e falou um pouco sobre sua experiência com a qualificação. “Eu gostei muito do curso, me abriu o horizonte para muitas coisas. A partir de agora, vou trabalhar focada, colocar em prática tudo o que eu aprendi e melhorar as redes sociais para superar as expectativas”, afirmou.

Ana Maria Sousa é recepcionista da Pousada Isabela e participou do curso “Técnicas de recepção e reservas em Meios de hospedagem”. “Conhecimento nunca é demais, todos nós devemos nos capacitar. A aula foi muito boa e só tenho a agradecer por essa oportunidade riquíssima de aprender para oferecer sempre o melhor para os nossos clientes”, destacou.

Além das qualificações, a equipe da Setur visitou pousadas e outros empreendimentos do segmento turístico com as atividades do Cadastur, que são desenvolvidas por meio de palestras e adesão e renovação de cadastros dos prestadores de serviços turísticos no município e povoados.

Durante a expedição em Santo Amaro, foram realizadas palestras de sensibilização nas escolas da rede pública e a blitz do programa Mais Infância, Mais Turismo em meios de hospedagem, agências e postos de gasolina, com o objetivo de combater a exploração sexual infantil na cadeia produtiva do turismo. Ao todo, foram sensibilizados 197 crianças e adolescentes do Polo Lençóis e Delta sobre a garantia de direitos.