Secretaria de Estado da Juventude e SNJ promovem escutas com segmentos de juventudes

A Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude (Seejuv), juntamente com Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), realizaram uma escuta com vários segmentos da juventude para debater a sua participação e inserção dentro do Plano Plurianual Participativo (PPA), que aconteceu no auditório do Museu da Reffesa, localizado na Avenida Beira Mar, Centro Histórico de São Luís, na última quinta-feira (25).

O Governo Federal segue construindo junto aos Estados escutas com a população para que sejam aprovadas propostas para a construção do PPA, com o intuito de assegurar o exercício de direitos pelos jovens mediante a implementação e execução das políticas de juventude, bem como ampliar acessos a serviços e equipamentos públicos, em especial aos segmentos mais vulneráveis da população, os jovens maranhenses se viram no direito de protagonizar a sua história defendendo seus direitos dentro do orçamento federal.

Para representar a juventude, os segmentos escolheram Pablo de Jesus, da Comunidade Surda do Maranhão, depois de uma tarde de conversa sobre seus direitos e anseios. Pablo cita a importância de colocar a juventude dentro do debate para que sejam inseridas dentro do orçamento com foco nas diversidades juvenis.

“O principal é a gente ter esse foco para a juventude, para que todas as diversidades sejam contempladas, justamente porque ela, a juventude, é uma representação da sociedade civil, na qual há muitas questões a serem consideradas, como a pobreza, questões Lgbtqia+, pessoas com deficiência, e tudo  isso precisa ser amparado por essa proposta, para que a gente possa pensar em estratégias, no futuro destas pessoas. Por tudo isso a gente defende mais recursos, orçamento e financiamento específico, para possibilitar mais benefícios para a juventude”, disse Pablo de Jesus, jovem militante da comunidade surda.

A diretora-geral da Secretaria Nacional da Juventude, Bruna Paola Castro, enfatizou a volta da SNJ para as juventudes brasileiras e o quanto é importante estar inserida no orçamento.

“É importante ressaltar que a Secretaria Nacional da Juventude está de voltada para observar atentamente as políticas públicas de toda a juventude do nosso país. É de fundamental importância que nós estejamos inseridos como prioridade no orçamento, participando do PPA. No passado, a juventude não era prioridade e não conseguia colocar as políticas públicas para funcionar e chegar de fato em todo Brasil. É importante que estejamos lá e que votemos na proposta da juventude, para que possamos garantir orçamento para os jovens brasileiros e jovens brasileiras”, declarou Bruna Paola.

A Secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, ressalta o quanto momentos como este são significativos, pois esse processo de escuta é primordial para chegar aos anseios da juventude. “A agenda realizada com a juventude, no sentido de debater a participação no PPA, foi fundamental, porque tivemos a colaboração de vários segmentos daqui do Maranhão e, de fato, percebemos que a retomada da juventude no PPA é necessária, onde se consegue ouvir várias demandas sociais das juventudes, do Estado, dos movimentos sociais, que irão colaborar bastante para o processo de participação no debate do PPA aqui no Maranhão”, defendeu a secretária de Estado da Juventude.

A Plenária Estadual do PPA participativo será realizada neste sábado (27), com início às 10h, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Segue com a presença confirmada o governador do Maranhão, Carlos Brandão, ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara e ministro das Comunicações, Juscelino Filho. A expectativa de público é de 2 mil pessoas.