Saúde

SES anuncia expansão do serviço de ressonância magnética para Policlínica da Criança

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, anunciou, nesta quarta-feira (28), a expansão do serviço de ressonância magnética na Policlínica da Criança, em São Luís. O equipamento tem capacidade para realizar cerca de 100 exames por mês. O atendimento beneficiará especialmente crianças de 0 a 12 anos assistidas na unidade.

Das 18 policlínicas estaduais instaladas no Maranhão, a Policlínica da Criança é a terceira unidade a implantar o serviço de ressonância. Em Imperatriz, a policlínica iniciou a oferta do serviço a partir de abril de 2023. Na Policlínica Diamante, em São Luís, o serviço teve início em outubro de 2015.

“O nosso objetivo é levar assistência em saúde para todos e para que a população possa ter mais acesso aos serviços disponíveis na nossa rede estadual de policlínicas. Na gestão do governador Carlos Brandão, o Maranhão tem sido contemplado com equipamentos que proporcionam resultados mais rápidos e precisos na rede de saúde”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O exame é um método de diagnóstico por imagem baseado em campo magnético e de radiofrequência, sendo indolor e que não expõe o paciente à radiação ionizante (raio-X). Nele, são geradas imagens detalhadas de alta resolução, o que permite analisar a anatomia do corpo e identificar alterações que possam ser sinais de doenças, tumores, fraturas ou hematomas em várias partes do corpo, como cérebro, fígado, rins, ligamentos e tendões.

O exame de ressonância magnética na Policlínica da Criança funcionará todas as quartas e sextas-feiras, durante todo o dia. O acesso ao exame na unidade está sendo feito via Sistema de Regulação (SISREG). “Trata-se de um exame de alta complexidade que possibilita o diagnóstico de patologias que demandam atenção emergencial do sistema de saúde”, explicou a diretora geral da Policlínica da Criança, Graciélia Holanda de Oliveira.

Segundo o médico radiologista da unidade, Rafael Lopes, o equipamento é fundamental para os pacientes assistidos na unidade. “É um aparelho que trará resolução para toda a rede, uma vez que tem capacidade para realizar quantitativo expressivo de exames”, disse.

“Como eu trabalho muito tempo sentada, acabo apresentando algumas dores, principalmente na lombar. Além disso, na minha família algumas pessoas têm hérnia de disco, então o ortopedista resolveu abrir investigação para encontrar uma solução tão logo”, explicou a arquiteta Thayrê Amorim, de 26 anos.

Taynara Reis, de 26 anos, destacou a agilidade entre o agendamento e a realização do serviço. “Gostei muito porque abri solicitação para o exame na segunda-feira passada e na quarta-feira recebi a confirmação do agendamento. Estou tentando fechar diagnóstico para hérnia na coluna cervical, então com certeza é uma iniciativa muito boa e conforme o serviço amplia as filas de espera também diminuem”, pontuou.

Unidade

A Policlínica da Criança é administrada em parceria com o Instituto Acqua, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para ser atendido na unidade é preciso fazer o agendamento via Disque Saúde (98 3190-9091), site e aplicativo do Procon e unidades presenciais do VIVA, apresentando documento com foto, certidão de nascimento, Cartão do SUS e comprovante de residência.

Entre as especialidades ofertadas no local estão cardiologia, cardiologia pediátrica com exames de ECO, tomografia, endocrinologia, neuropediatria, otorrinolaringologia adulto e infantil, videolaringoscopia, gastropediatra, ginecologia, psiquiatria infantil e adulto e mastologista.

A unidade também é a primeira a oferecer atendimento de hebiatria, uma especialidade de assistência aos adolescentes que presta acompanhamento no processo da puberdade, incluindo as mudanças físicas típicas desse ciclo da vida, bem como as no âmbito psicossocial. Os serviços também incluem atendimento de ginecologia para as mães dos pacientes.

Desde a sua inauguração, em março de 2022, a Policlínica da Criança, gerenciada pelo Instituto Acqua, já realizou 185.874 atendimentos, destes 16.301 foram de consultas médicas, 31.590 consultas multidisciplinares, 61.659 serviços de apoio e diagnóstico, 74.882 procedimentos de enfermagem, 828 procedimentos ginecológicos e 614 diagnósticos em fonoaudiologia.