SEPE, IMESC e Sagrima firmam parceria para desenvolvimento do setor primário no Maranhão

Foi firmado nesta quinta-feira (6) um acordo de cooperação técnica para a continuidade dos trabalhos de Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão (ZEE-MA) e para a realização de estudos e pesquisas com o objetivo de desenvolver o setor primário do Estado.

Na ocasião, os secretários de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), Luis Fernando Silva; de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Sérgio Delmiro; e o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), Dionatan Carvalho formalizaram a parceria.

O acordo ainda prevê o compartilhamento de dados e informações, a elaboração de estudos e pesquisas sobre os Biomas Maranhenses e o monitoramento das cadeias socioprodutivas do agronegócio do Estado.

O secretário Luis Fernando Silva ressaltou que a parceria é fundamental para ampliar o banco de dados do IMESC, autarquia vinculada à SEPE, e fortalecer o planejamento estratégico na área de atuação da Sagrima.

“O IMESC produz e analisa informações socioeconômicas, cartográficas e geoambientais de grande importância para a formulação de políticas públicas do setor primário da nossa economia. Com esta parceria firmada hoje, fortaleceremos ainda mais os sistemas de agricultura, pecuária e pesca, além dos arranjos produtivos locais”, frisou Luis Fernando.

“A Sagrima também é parceria da SEPE no processo de desenvolvimento do ZEE, no âmbito dos Biomas Cerrado e Costeiro, assim como na implementação do Bioma Amazônico”, completou.

Sérgio Delmiro ressaltou a importância da participação da Sagrima na construção do ZEE. “Nós vamos poder contribuir efetivamente com a construção desse instrumento de planejamento de médio e longo prazo, dando também segurança jurídica aos nossos produtores. Além disso, vamos passar o conhecimento que temos dentro da Secretaria de Agricultura para o IMESC, que, hoje, conduz todo o trabalho da construção do ZEE”, afirmou.

O presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, explicou que os estudos e pesquisas do Instituto são fundamentais para auxiliar no planejamento estratégico da Sagrima, assim como os dados coletados pela secretaria auxiliam na construção de uma série de estudos e pesquisas. 

“O IMESC mantém relações institucionais com vários órgãos e entidades, com o objetivo de dar suporte às tarefas de planejamento do Estado e construir cooperações técnicas estratégicas para o beneficiamento mútuo dos cooperados e da sociedade maranhense. E, nesse cenário de colaboração mútua com a Sagrima, teremos um vasto banco de dados e informações”, afirmou.

Ainda participaram da reunião o secretário adjunto da SEPE, Geraldo Cunha Carvalho, e as adjuntas da Sagrima, Rosany Aranha, Andreia Amorim e Conceição Marques.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.