Semed realiza 1º Encontro de Formação Continuada para professores do Suporte Pedagógico

Mais de 500 educadores participaram do 1º Encontro de Formação Continuada de Professores Suporte Pedagógico, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed), na quinta-feira (4), por meio de live no canal da Semed no Youtube. A capacitação foi realizada nos períodos da manhã e tarde, para profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e à noite, para os da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Durante a formação, eles foram orientados sobre temas como avaliação diagnóstica e seus instrumentos e também sobre o processo de seleção de habilidades prioritárias, baseadas no currículo contínuo.

“A proposta da formação é trazer para a discussão e estudo as demandas da Política Educacional da Semed. Essa pauta da primeira formação que estamos realizando vem agregar às discussões sobre avaliação e o currículo escolar, para compor o trabalho da rede de uma forma que dê mais unidade e visibilidade ao trabalho e para que o professor tenha todo o suporte e condições para realizar seu trabalho e ter êxito”, afirmou Francisca Lima, coordenadora do Núcleo de Formação de Professores Suporte Pedagógico, que integra o Centro de Tecnologia, Inovação, Formação Continuada e Acolhimento de Professores da Semed.

No encontro, também foram apresentadas propostas de organização da Jornada Pedagógica 2021, do calendário Escolar da Rede Municipal de Ensino para este ano e também do calendário de Formações Continuadas que serão realizadas ao longo do ano. Os professores participaram ativamente da live com perguntas e comentários no chat. A educadora Thalita Marinho comentou que “as orientações estão bastante articuladas. Isso colabora com o trabalho dos recém nomeados para desenvolver suas atividades na escola”.

Além de orientar e dar as diretrizes para a condução do trabalho das escolas em 2021, o encontro também funcionou com um canal para responder dúvidas e ouvir as sugestões dos professores suporte pedagógico.

A live permanecerá disponível no canal da Semed, no link https://www.youtube.com/watch?v=fVZ46fIMZS8, para quem quiser rever ou para aqueles que não puderam participar. Além disso o Núcleo de Formação de Professores Suporte Pedagógico disponibilizará todos os conteúdos da live, como a proposta da Jornada Pedagógica e os calendários, no blog http://formacaocontinuadaslz.blogspot.com/.

Quem é o professor suporte pedagógico?

O professor suporte pedagógico é o educador que anteriormente era chamado coordenador, que entre suas funções tem o papel de dar suporte aos professores no exercício das suas funções e no desenvolvimento de suas atividades.

Os conhecimentos repassados aos educadores serão compartilhados com os professores de sala de aula durante a Jornada Pedagógica 2021, que deve acontecer no período de 24 a 26 de fevereiro, com todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.