Prefeitura, Policia Militar, Bombeiros e Conselho Tutelar traçam ações de combate à Covid-19 no período carnavalesco

Foi realizada no auditório da Prefeitura de Santa Inês na manhã de quinta-feira, 4, uma reunião entre o poder público, forças policiais (PM, Polícia Civil e Bombeiros), Ministério Público e o conselho tutelar. O objetivo foi traçar estratégia de combate à Covid-19 no período carnavalesco.

Na prática, serão intensificadas fiscalizações em bares, casas de shows e até mesmo eventos particulares que possam causar aglomeração. Como todos já sabem, não haverá carnaval no Maranhão. Uma medida decretada pelo Governo do Estado, baseada em recomendação do Ministério Público e adotada pelos municípios.

Em Santa Inês, o decreto que suspende as festividades carnavalescas segue todas as normas estabelecidas em âmbito estadual. Permitindo, portanto, eventos considerados pequenos e não podem ultrapassar o número de 150 pessoas. Durante a reunião foi destacado que os donos de estabelecimentos como bares devem ficar atentos quanto a esse número de pessoas. Foi esclarecido que o número deve considerar os funcionários da casa e os clientes e, ainda, mantendo o distanciamento social de no mínimo 1 metro e meio de distância.

Para que se cumpra à risca todas as recomendações, as forças policias deverão aumentar o contingente para fazer operações noturnas no período carnavalesco. A fiscalização intensa é uma forma de combater a proliferação do Covid-19. A preocupação é com o aumento de casos da doença em todo o Maranhão.

Como a vacinação ainda está sendo feita de forma gradativa no país, o melhor jeito é manter o distanciamento social, manter sempre as mãos higienizadas e usar máscaras.