Sem chá: confira os riscos dos chás para bebês
Quem é mamãe sabe o quanto é difícil e dolorosa a fase das cólicas em bebês, não é mesmo? Para isso, o pediatra do Sistema Hapvida, Guilherme Steinmetz explica que esse período pode se estender até os 3 meses. “A cólica é causada pela adaptação com a amamentação”, pontuou o especialista.
Nesses momentos, as mães acabam aceitando de tudo para que esse desconforto no bebê passe logo, inclusive os conselhos vindos dos mais velhos de se oferecer cházinho. O que muitas pessoas não sabem é que um chá, até então, inofensivo, pode causar problemas de saúde no bebê.
“Aprendemos que não vai colaborar com a melhor saúde para o bebê. Existem muitos chás diferentes que em sua composição podem ter componentes que acabam fazendo mal para o bebê, e além disso, o fato de dar o chá interrompe o aleitamento materno exclusivo e isso por si só já faz mal para o bebê”, informou o pediatra.
Os problemas de saúde podem se manifestar, justamente por que a criança que tem menos de 3 meses, ainda não tem o sistema gastrointestinal desenvolvido adequadamente para fazer a digestão de outros alimentos que não seja o leite materno.
Então, lembre-se: chá, água, suco ou algum outro tipo de leite, qualquer tipo de alimento só deve ser oferecido ao bebê a partir dos 6 meses. Então o chá entra nessa categoria.
Como melhorar as cólicas?
Existem algumas formas eficientes de diminuir ou até eliminar as cólicas em bebês, sem a necessidade de chás ou medicamentos. “A mãe do bebê pode ter uma alimentação balanceada, sem gorduras ou condimentos, que seja o mais saudável possível e isso já ajuda bastante o bebê a não ter cólicas. Além de poder usar massagens na barriga do bebê ou banhos mornos”, completou o especialista.