Giro de Noticias

MPMA realiza palestra sobre direitos humanos em escola estadual

Em parceria com o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) Desembargador Sarney, no bairro do São Francisco, a promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Cidadania (CAO/DHC) do Ministério Público do Maranhão, Cristiane Lago, proferiu, nesta terça-feira, 21, a palestra intitulada Direitos Humanos e Cultura de Paz. A iniciativa faz parte do projeto “Conhecendo e Divulgando os Direitos Humanos”, do MPMA.

Destinada aos alunos e professores do estabelecimento de ensino, a atividade integra a disciplina “De Boa com o Enem”. Antes da palestra, um grupo de alunos e um professor apresentaram uma leitura poética do Hino Nacional Brasileiro. A gestora geral do Iema Desembargador Sarney, Roseane Mendes, agradeceu ao Ministério Público e ao Município de São Luís pelo apoio às ações pedagógicas da escola.

Ao se manifestar, Cristiane Lago ressaltou a importância da discussão sobre os direitos humanos na sociedade, sobretudo para os estudantes que estão em processo de formação e se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que exige o conhecimento da temática para a elaboração da redação do certame.

A promotora de justiça comentou alguns direitos básicos de todo cidadão e artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, relacionando-os com situações da realidade atual do país e do mundo.

A representante do Ministério Público encerrou a palestra enaltecendo a cultura de paz como instrumento essencial para diminuição dos conflitos no ambiente escolar e na sociedade. Cristiane Lago homenageou duas grandes personalidades históricas pela contribuição que deram em favor da paz mundial: o indiano Mahatma Gandhi e o estadunidense Martin Luther King.

PLANTIO DE ÁRVORES

Na programação, também foi realizado o plantio de árvores em conjunto com o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). Foram plantadas por alunos e professores quatro mudas de ipê-rosa em uma área verde da escola.

O presidente do Impur, Walber da Silva Pereira Filho, esteve presente na solenidade e anunciou para o final do ano o plano de arborização de São Luís, que tem o objetivo de melhorar a qualidade dos espaços de uso comum público, bem como o potencial paisagístico da cidade.