Sedes participa da segunda etapa da Tarifa Social de Energia para assinatura de Termo de Cooperação

Nesta quinta-feira (25), a Secretaria do Estado do Desenvolvimento Social do Maranhão (Sedes) participa da segunda etapa da Tarifa Social de Energia para assinatura de Termo de Cooperação com a Equatorial e Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e também reconhecimento dos municípios da primeira etapa.

O evento será de forma virtual às 10h e contará com as presenças do governador Flávio Dino, do secretário da Sedes, Márcio Honaiser; do presidente da Equatorial, Augusto Dantas, e do presidente da Famem, Erlânio Xavier.

Todos os 217 municípios poderão acompanhar o evento via plataforma TEAMS. Durante a cerimônia será feita a apresentação das ações realizadas pela busca ativa da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) no estado. Também ocorrerá o reconhecimento dos municípios destaques que mais avançaram em cadastros de novos clientes na TSEE.

Além disso, será mostrado o cenário potencial para cadastros e atualizações do benefício em 2021.

A Tarifa Social de Energia Elétrica foi criada pelo Governo Federal e consiste na redução da tarifa de energia elétrica para clientes residenciais de baixa renda e povos tradicionais. Apesar da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em 2020, mais de 157 mil novas famílias aderiram ao programa.

A Sedes é a responsável, no Maranhão, pela política de complementação de renda, por meio do Cadastro Único (Cadúnico). Com o Cadúnico é feito um monitoramento para identificar o perfil das famílias que não conseguem acessar os seus benefícios ou tiveram perdas. A secretaria realiza, de forma regular, capacitações sobre atualização cadastral e mudanças no Bolsa Família para os gestores e entrevistadores, do Cadúnico e da assistência social.

Parceria

A parceria do Governo do Estado, por meio da Sedes, Equatorial Maranhão e Famem começou em 2019 a partir da busca ativa pelo público alvo no Maranhão que atendem a TSEE, e estavam com o cadastro desatualizado. A união entre os órgãos buscou ferramentas e alternativas para garantir que os benefícios socioassistenciais, que são direito das famílias vulneráveis, cheguem a quem mais precisa.

Descontos na conta e giro na economia

Serão apresentados, durante o evento, o quantitativo de famílias de baixa renda que passaram a receber o benefício no ano de 2020 e conquistaram descontos na conta de energia elétrica. Esses valores economizados pelos clientes, foram destinados a outras necessidades básicas familiares, o que fez a economia girar mais ainda no estado. Será mostrado o quanto se economizou de conta de energia e se destinou à movimentação da economia.