Secretaria de Saúde firma convênio com UEMA para capacitar profissionais da saúde

Visando o aprimoramento dos serviços e a capacitação dos trabalhadores da saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) firmou um Convênio de Cooperação Técnico-Financeiro com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que irá ofertar o Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador. Oferecido na modalidade Ensino à Distância (EAD), o curso tem carga horária total de 200 horas, duração de 3 meses e deve capacitar 400 profissionais. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, fala sobre a necessidade da valorização e capacitação dos profissionais da saúde. “É mais uma vitória para os profissionais da área da saúde, que tanto têm se dedicado à missão de salvar vidas. O Governo quer oferecer o melhor aos profissionais, e conhecimento é o único bem que ninguém pode nos tirar”, disse o secretário. 

O curso formará técnicos capazes de desenvolver ações de inspeção e fiscalização sanitárias, aplicar normatização relacionada a produtos, processos, ambientes, inclusive o do trabalho e serviços de interesse da saúde. Além de investigar, monitorar e avaliar riscos e danos à saúde e ao meio ambiente, bem como desenvolver ações de controle e monitoramento de doenças e endemias.

Chefe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da SES, Luciano Mamede, destaca a importância do curso para o Estado do Maranhão. “Com a capacitação, poderemos aprimorar ainda mais a estratégia de prevenção e cuidado com a saúde dos trabalhadores, assim como ampliar as ações junto às diversas categorias profissionais, buscando fomentar o trabalho decente conforme as diretrizes da Organização Internacional do Trabalho, a partir do monitoramento dos indicadores, qualificação das unidades de saúde e intensificação das inspeções nas empresas de forma mais qualificada”, afirmou.

A seleção dos candidatos será efetuada pela SES, em parceria com a UEMA, com base em critérios estabelecidos pelo próprio órgão, respeitando as normas da Universidade Estadual. As normas de participação do curso ainda serão publicadas em edital específico a ser divulgado em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *