SEAP realiza intervenção preventiva e modernização na UPR de Timon

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), durante o período de 10 de maio a 7 de junho, realiza intervenção de caráter preventivo na Unidade Prisional de Ressocialização de Timon. 

A medida ainda beneficia os servidores e internos com diversas melhorias, no aperfeiçoamento da rotina de trabalho, modernização da estrutura física e implementação de novas oficinas de trabalho e ações educativas, que proporcionam melhoria na qualidade dos serviços prestados aos internos. 

“Gestores e servidores da SEAP foram designados para atuar nas áreas administrativas e de humanização para padronização dos procedimentos, melhorando sua estrutura e atendimento”, disse o secretário da SEAP, Murilo Andrade. 

Para a profissionalização dos internos estão sendo instaladas duas fábricas de blocos com produção de 1.300 blocos por dia, uma malharia e um galpão multiuso para oficinas de trabalho. Também estão sendo ampliados o laboratório de informática para aulas EAD e cursos profissionalizantes, e a sala de audiências e de Visita Virtual Social Assistida. 

Na saúde, a unidade será contemplada com a reestruturação da Unidade Básica de Saúde, onde serão oferecidos serviços médicos, odontológicos, psicológico, terapia ocupacional, serviço social, entre outros.

A UPR de Timon também recebe melhorias como estacionamento externo para autoridades, servidores e visitantes, pintura e revitalização de suas áreas externas e internas, readequações elétrica, civil, hidráulica e sanitária. Todas as melhorias estruturais estão sendo realizadas com a mão de obra de cerca de 50 custodiados, que também estão realizando a pavimentação da unidade com blocos de concreto. São 36.590 blocos produzidos por internos na Penitenciária Regional de Timon para uso em pavimentação na UPR.

“Tento passar minha experiência e o que já aprendi para eles, e quando sair daqui espero que eles já tenham uma profissão lá fora”, disse o interno Fredson G. de M., que coordena 23 internos nos serviços de pintura da unidade. Os servidores que trabalham na unidade também estão recebendo treinamento e capacitação para padronização dos procedimentos na unidade. 

A intervenção preventiva conta ainda com a transferência de internas da UPR de Timon para a Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFEM), do Complexo Penitenciário de São Luís. A medida proporcionará a elas ações mais integrativas em uma unidade com o público feminino.

Comentários