Giro de Noticias

São Luís (MA) recebe evento oficial do T20, que discute o tema da inteligência artificial no contexto do G20.

No dia 10/06 em São Luís – Maranhão, autoridades, organizações do terceiro setor e empresas se reúnem no “AI Summit: Bridging Boundaries”, um evento oficial do T20 (Think20), no contexto dos debates do G20, especialmente focado na força-tarefa de “Transformação Digital Inclusiva”.

O tema Inteligência Artificial é uma das principais prioridades da presidência brasileira no G20, e será o assunto principal deste evento que conta ainda com painéis abertos à sociedade civil que irão abordar “Governança global da IA: do local ao global”, “IA para reduzir desigualdades e assimetrias” e “Impacto transformador na Web e no ecossistema digital”, entre outros tópicos.

A força-tarefa de “Transformação Digital Inclusiva” é co-liderada pela Data Privacy Brasil, juntamente com a Observer Research Foundation (ORF), organização independente fundada na Índia. Sob a presidência brasileira, existem 13 grupos de engajamento, com o objetivo de ampliar a participação de diversos setores da sociedade e fornecer subsídios e recomendações para as Trilhas de Sherpas e de Finanças.

Organizado pela Data Privacy Brasil, CEWEB, CEBRI e Fundação Heinrich Böll, com apoio da Microsoft, o evento será um espaço de trocas, que terá como público alvo membros governamentais do Grupo de Trabalho sobre Economia Digital, políticos, jornalistas e grupos de defesa interessados ​​na discussão sobre a governação global da IA. Para Jaqueline Trevisan Pigatto, coordenadora da área de Governança e Regulação na Data Privacy Brasil, o evento é um grande encontro, com a participação de grupos de engajamento do G20 como o de setor privado (B20), sociedade civil (C20), uniões sindicais de trabalhadores (L20), e mulheres (W20).

“Inteligência Artificial é um tema transversal e multidisciplinar, que atinge os mais diferentes setores e grupos da sociedade. Por isso, o encontro é realizado às margens da reunião do Grupo de Trabalho em Economia Digital (DEWG), que acontece de 11 a 13 de junho, em São Luís, a fim de que representantes governamentais das delegações do G20 possam acompanhar e participar dos nossos debates sobre IA, ouvindo diferentes perspectivas e demandas a serem endereçadas pelas políticas que poderão ser adotadas pelo bloco.” complementa Jaqueline.

O evento acontece presencialmente em São Luís, Maranhão, mas irá contar com transmissão online ao vivo e pode ser acompanhado pelo canal da Data Privacy Brasil no YouTube. Basta acessar o link no dia 10/06 a partir das 8h45

 ‌Sobre a Data Privacy Brasil

A Data Privacy Brasil é uma organização que nasce da união entre uma escola e uma associação civil em prol da promoção da cultura de proteção de dados e direitos digitais no Brasil e no mundo. Para isso, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, realizamos formações, eventos, certificações, consultorias, conteúdos multimídia, pesquisas de interesse público e auditorias cívicas para promoção de direitos em uma sociedade datificada marcada por assimetrias e injustiças. Por meio da educação, da sensibilização e da mobilização da sociedade, almejamos uma sociedade democrática onde as tecnologias estejam a serviço da autonomia e dignidade das pessoas.

Sobre o CEBRI

O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) é um think tank independente, que contribui para a construção da agenda internacional do Brasil. Há mais de vinte anos, a instituição se dedica à promoção do debate plural e propositivo sobre o cenário internacional e a política externa brasileira.

Sobre o CEWEB

O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) foi criado como um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) para viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas. O Ceweb.br nasce inspirado pelos princípios e projetos já desenvolvidos pelo Escritório Brasileiro do W3C (World Wide Web Consortium), hospedado e apoiado pelo NIC.br no Brasil desde 2008, com a missão de promover atividades que estimulem o uso de tecnologias abertas e padronizadas na Web.

Sobre a Fundação Heinrich Böll

A Fundação Heinrich Böll é uma organização política alemã sem fins lucrativos. Seus princípios fundamentais são os da ecologia e da sustentabilidade, da democracia e dos direitos humanos, da autodeterminação e da justiça social. Além de dar ênfase à democracia de gênero, o que significa a emancipação social e direitos iguais para mulheres e homens. Um dos objetivos centrais da Fundação é o apoio e a promoção de processos de democratização. Para isso, um pressuposto fundamental é a existência de uma sociedade civil atuante.