O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

Giro de NoticiasÚltimas Noticias

São Luís inaugura tecnologia de tokenização imobiliária no Maranhão

Recurso da netspaces permite que construtoras, incorporadoras, imobiliárias e demais players regionais do setor ingressem no universo das transações imobiliárias digitais

Proprietário da Nascimento’s Consultoria Imobiliária, Jadson Nascimento, está à frente da iniciativa na cidade

São Luís, novembro de 2025 – São Luís será a primeira cidade do Maranhão a contar com a tecnologia de tokenização imobiliária da netspaces, plataforma pioneira no Brasil na criação, transação e gestão de propriedades digitais. O recurso permite que construtoras, incorporadoras, imobiliárias, investidores e demais players regionais do setor realizem transações de imóveis em ambiente digital, registrando ganhos em agilidade e proteção por blockchain, que é transparente e imutável.

À frente da iniciativa na cidade está o proprietário da Nascimento’s Consultoria Imobiliária, Jadson Nascimento, que prevê comercializar o primeiro imóvel tokenizado de São Luís ainda em 2025. Segundo Nascimento, a região está diante de um divisor de águas na forma como o mercado imobiliário se conecta à tecnologia, marcando o início de uma nova economia fundamentada em inovação e confiança.

“Participar deste movimento é unir minha atuação no setor com um propósito maior: impulsionar a inovação em São Luís. Queremos transformar a maneira como as pessoas interagem com o mercado imobiliário, simplificando o acesso a grandes oportunidades e democratizando o investimento. O mercado regional ainda é marcado por processos tradicionais, mas demonstra uma crescente sede por modernização. Acredito que a tokenização será o ponto de virada, ao trazer dinamismo, liquidez, segurança jurídica e acesso ampliado a investidores de diferentes perfis”, declara o empresário.

Entre as capitais com maior valorização imobiliária, segundo dados do último Índice FipeZAP de Venda Residencial, São Luís figura como terreno fértil para a inovação, na visão do fundador da netspaces, Andreas Blazoudakis. “Nós priorizamos municípios com grande atividade imobiliária, pois temos como missão popularizar o acesso a imóveis por meio da propriedade digital. A digitalização dos direitos de um ativo do mundo real, nesse caso um imóvel, permite que as transações relacionadas a ele ocorram em um ambiente digital, ou seja, de forma mais fluida e sem toda a burocracia já conhecida do setor”, diz.

Ainda no ranking FipeZAP, veiculado em setembro deste ano, São Luís registrou alta de 0,91% e ocupou o 5º lugar geral em valorização imobiliária. O desempenho reforça a tendência observada em levantamentos anteriores: no estudo Mercado Imobiliário da Região Nordeste, a cidade apresentou a maior valorização do preço médio privativo, em comparativo do último trimestre de 2024 com o mesmo período do ano anterior.

Tokenização imobiliária na prática

O programa de tokenização imobiliária da netspaces, chamado Propriedade.Digital, oferece a tecnologia e o arranjo jurídico aos licenciados, que se tornam aptos a digitalizar um imóvel em suas regiões. Com isso, os direitos relacionados ao bem imobiliário ficam materializados em um token na carteira digital de cada proprietário. 

Em seguida, os direitos sobre o imóvel podem ser cedidos ou vendidos através de contratos inteligentes, direto na plataforma da netspaces. Os proprietários digitais de imóveis locados ainda recebem o aluguel diretamente em suas wallets.

Iniciado em abril de 2024, o programa já está presente em mais de 200 cidades brasileiras, entre elas Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Natal (RN) e outras. A netspaces espera alcançar 500 municípios até o começo de 2026.

Hoje, são cerca de 35 mil clientes com carteira digital de imóveis no padrão da empresa e 450 incorporadoras que utilizam os sistemas da empresa. Com a entrega de tokens gratuitos de imóveis reais para a população de cada município licenciado no programa, a expectativa da netspaces é registrar a marca de 45 mil pessoas em seu ecossistema ainda em 2025.

Dentre os principais diferenciais do sistema da netspaces, está o blockchain, que garante que as transações sejam rastreáveis. Além disso, ele estabelece smart contracts capazes de automatizar as tarefas de verificação de informações, gerenciamento de garantias e processamento de pagamentos, diminuindo a intervenção humana em toda a jornada e a probabilidade de erros.

De acordo com o Diretor de Crescimento da netspaces, Vinícius Dambros, o programa de tokenização imobiliária despertou verdadeiro interesse para inovação por parte dos executivos brasileiros que atuam no ramo.

“Sabemos o quanto é importante compartilhar nossa tecnologia e estrutura jurídica envolvendo a tokenização imobiliária para democratizar o acesso a imóveis no país. Em 2024, quando lançamos o projeto, atingimos a meta de licenciados esperada para três meses já nos primeiros trinta dias do lançamento. Foram muitas interações com imobiliárias, construtoras, incorporadoras e fechamos o ano presentes em 100 cidades brasileiras. Dessa forma, acreditamos que a tokenização imobiliária estará presente em todo o Brasil em um futuro muito breve, capitaneada pela netspaces”, conclui Dambros.

Sobre a netspaces:

A netspaces é uma proptech que conecta e integra os principais players do mercado de propriedades. Por meio de uma tecnologia inovadora construída sobre blockchain, é a primeira startup do país a digitalizar um imóvel, permitindo aos proprietários transacionar seu bem imobiliário com maior agilidade e dentro de um ecossistema online totalmente seguro em que estão integrados todos os serviços necessários — seja para vender ou obter crédito com garantia imobiliária.