Giro de Noticias

São João dos Patos recebe 3ª fase da Caravana Todos Por Elas

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), anuncia atividade da Caravana “Maranhão Todos Por Elas”, no município de São João dos Patos, no próximo dia 23 de agosto.

A caravana é uma iniciativa inovadora que busca promover a equidade de gênero em todo o estado. Em parceria com diversas secretarias de Estado, prefeituras, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e entidades civis, a ação tem como objetivo fortalecer a governança municipal e garantir a defesa dos direitos das mulheres.

Ao todo serão 18 encontros regionais, proporcionando espaços para a troca de experiências e conhecimentos acerca das demandas específicas de cada município maranhense. O foco principal será propor ações de combate à violência contra a mulher e promover a autonomia econômica feminina. As discussões contarão com a participação de órgãos que compõem a Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência.

Durante o evento em São João dos Patos, haverá exposições de programas e projetos da gestão estadual, painéis com palestras e capacitações, que destacarão a importância da articulação entre os organismos de políticas públicas na gestão pública.

A promoção da autonomia econômica das mulheres e a geração de renda são focos centrais da Caravana, compartilhando experiências bem-sucedidas da implantação dessas políticas no governo estadual, com o intuito de replicá-las nos municípios. Além disso, o combate ao feminicídio e o papel da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência também serão temas discutidos.

A Caravana “Maranhão Todos Por Elas” reforça o compromisso do estado em garantir a igualdade de oportunidades, combater a violência e a discriminação de gênero. O governo busca envolver a sociedade maranhense na construção de uma realidade mais justa e igualitária, assegurando os direitos das mulheres e dando voz às suas demandas.

A caravana já passou pelos municípios de Santa Inês, Barra do Corda, Pedreiras e Presidente Dutra.