Retrospectiva – Mais Renda itinerante e Resolvi contribuem para a geração de renda em mais de 100 municípios maranhenses

Apesar da pandemia, o Governo do Maranhão tem mostrado seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do estado. Em um cenário de recessão econômica, que afeta principalmente as famílias de baixa renda, o Governo tem realizado, através do programa Mais Renda itinerante, uma série de ações voltadas à capacitação de microempreendedores. Além de fomentar uma rede solidária de comércio virtual a partir da plataforma ReSolVi. 

As capacitações itinerantes do programa Mais Renda percorrem mais de 10 municípios maranhenses e mais de 200 microempreendedores foram capacitados. Executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), o programa foi ampliado e dispõe de duas unidades móveis que oferecem aulas teóricas e práticas, habilitando os beneficiários para trabalharem nos ramos da alimentação, beleza, confeitaria, corte e costura.

Para o secretário da Sedes, Márcio Honaiser, a iniciativa possibilita geração de emprego e renda para pessoas que sonham em administrar o próprio negócio, mas não conseguem sair da situação de informalidade. “O Mais Renda é uma oportunidade que o Governo do Estado oferece de capacitar as pessoas que trabalham em salão de beleza, com a venda de lanches ou no ramo de corte e costura, para que elas ampliem o seu negócio e melhorem a situação financeira. Por isso, investimos nos caminhões, que disponibilizam os cursos de maneira itinerante, chegando aos municípios mais distantes do nosso estado”, afirmou o secretário. 

Os caminhões do Mais Renda levaram os cursos aos municípios de Balsas, Bernardo do Mearim, Coroatá, Fortaleza dos Nogueiras, Igarapé Grande, Loreto, Morros, Rosário, Riachão, Sambaíba e São Domingos do Azeitão.

As capacitações do Mais Renda possuem carga horária de 42 horas, com aulas divididas em três eixos de aprendizagem: humano, técnico e gerencial, além da parte prática. E, ao final do curso, os beneficiários recebem os equipamentos de acordo com a área de trabalho escolhida.

Destaca-se que devido à pandemia, as aulas estão obedecendo todos os protocolos da vigilância sanitária para evitar a transmissão do Covid 19. 

Por outro lado, a plataforma de comércio online ReSolVi, iniciativa criada para superar os impactos da pandemia de coronavírus no comércio, tem como objetivo garantir o acesso do pequeno empreendedor maranhense ao mercado digital. Nesse contexto, a plataforma também dá acesso a capacitações e linhas de crédito, visando impulsionar os negócios e fomentar a geração de renda.

Destinada a empreendimentos solidários ou familiares, microempreendedores, prestadores de serviço e demais trabalhadores que atuam no setor formal ou informal da economia, em todo território maranhense, a plataforma possui 12 categorias, que são: artesanato, hortifruti, lanchonete, mercadinho/mercearia, produtos de beleza, restaurante, roupas e acessórios, serviços de beleza, serviços de limpeza, serviços de obras, serviços de oficina e serviços de entrega.

Atualmente, a plataforma alcança 104 municípios do Maranhão e conta com 1.939 anunciantes inscritos, sendo 1.274 do sexo feminino e 452 do sexo masculino.