Receitas

Receita deliciosa de tiramisù

Pode até parecer brincadeira, mas essa é uma das sensações causadas a quem experimenta o tiramisù. Um dos doces mais famosos do mundo, que do italiano poderia ser traduzido como “levante-me ou puxe-me para cima”, leva esse nome devido à sua composição, com ingredientes muito energéticos.

Apesar de sua fama, muitas são as histórias acerca de sua origem, a ponto de não se saber ao certo de onde realmente veio. Uns dizem que foi feito em homenagem a Cosme III, duque da Toscana, em meados do século XVI, pelos pasteleiros de Siena. Em honra à autoridade, buscou-se utilizar os ingredientes mais sofisticados e nobres da região: o café, o chocolate e o típico queijo mascarpone.

Reza a lenda que, durante o Renascimento, a sobremesa era tida como afrodisíaca, tendo em vista a presença desses elementos carregados de cafeína. Era escolhida pelas moças como oferta aos maridos ao cair da noite, para que tivessem mais energia.

Há quem diga que nasceu no século XX, na região de Vêneto, após a Segunda Guerra Mundial, especificamente no restaurante Da Alfredo e era usada para revigorar os homens que se dedicavam à vida noturna, principalmente em bordéis. Outros dizem que foi criado em 1950, pelo restaurante Le Beccherie, em Treviso.

Mas, independentemente de onde surgiu, o fato é que o tiramisù ganhou outros continentes e está no hall de sobremesas mais conhecidas e reproduzidas ao redor do mundo. Existem diferentes releituras e adaptações, como a versão em sorvete.

A sobremesa é belíssima e combina com ocasiões especiais em família, como a ceia de Natal. Se você ainda não experimentou, aproveite a receita que selecionamos de tiramisù caseiro para que você possa também ir ao céu, junto de seus convidados.

É difícil dizer que essa seja a receita original, tendo em vista as diferentes adaptações feitas ao longo dos anos. Como disse a chef Paola Carosella, “existem tantas receitas de tiramisù quanto cozinheiros existem no mundo”. Então, separe os ingredientes e vamos começar!

Ingredientes

Para fazer o queijo mascarpone caseiro, você vai precisar de: 600 ml de creme de leite fresco (35% de gordura); 20 g de açúcar de confeiteiro e 25 g de suco de limão.

O pão de ló e o biscoito champagne levam os mesmo ingredientes à massa, a diferença é que tem formatos diferentes e são assados de maneiras distintas. Se você quer praticidade, pode comprar um pacote de biscoito champagne ou o savoiardi (cerca de 30 unidades), mas se preferir fazer toda a receita à mão, seguem os ingredientes do pão de ló:

? 400 g de ovos

? 250 g de açúcar

? 5 g de essência de baunilha

? 250 g de farinha de trigo

? 100 g de manteiga derretida

A calda de café, por sua vez, leva os seguintes ingredientes: 300 g de café coado forte ou café espresso, 100 g de rum envelhecido e 1 g de essência de amêndoa.

O creme deve ser feito com 150 g de gemas (cerca de 8), 120 g de açúcar, 30 g de água, 500 g de mascarpone caseiro (toda a receita), 250 g de creme de leite fresco (35% de gordura) batido em chantili

Por fim, use 200 g de cacau em pó 100% para polvilhar. Prefira comprar o cacau alcalino, por ser menos ácido e não roubar o sabor dos demais ingredientes.

Modo de Preparo

Abaixo, confira o modo de preparo de cada um dos ingredientes e a montagem do tiramisù.

Queijo Mascarpone caseiro:

? leve o creme de leite com o açúcar ao fogo médio, mexendo sem parar, até atingir 85 °C (não pode passar de 88 °C);

? abaixe o fogo, mantendo a temperatura, adicione o suco de limão e continue mexendo por mais 5 minutos;

? retire do fogo, mexa por 5 minutos e deixe esfriar por 1 hora na geladeira;

? despeje em uma peneira forrada com um pano seco, cubra com filme plástico e deixe escorrer por 12 horas na geladeira;

? descarte o soro.

 

Pão de ló:

? bata por cerca de 10 minutos os ovos com o açúcar e a essência, na batedeira, até obter um creme firme;

? sem bater, adicione a farinha aos poucos até ficar homogêneo. Misture 1 concha da massa à manteiga derretida até homogeneizar e incorpore à massa restante;

? despeje em forma retangular para pão de ló (40 x 27 x 2 cm) untada com óleo e forrada com papel-manteiga;

? asse em forno médio preaquecido (180 °C) por cerca de 25 minutos. Depois de frio, corte no tamanho desejado.

 

Calda de café:

? prepare o café, deixando-o bem forte;

? coe e não acrescente açúcar;

? acrescente o rum e a essência de amêndoas;

? reserve.

Creme:

? misture as gemas com o açúcar e a água e leve ao banho-maria, mexendo sempre, até espessar (se usar gema pasteurizada, esse processo não é necessário);

? bata a mistura na batedeira, em velocidade alta, até esfriar. Sem bater, incorpore uma parte do mascarpone (para facilitar) e misture o restante até ficar homogêneo;

? despeje 1/5 do creme ao creme de leite batido em chantili, para incorporar, mexendo de baixo para cima. Misture o restante;

? reserve para a montagem, podendo optar por um saco de confeiteiro.