O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Empregos

Recebeu uma proposta de emprego? Entenda o que avaliar antes de aceitar

Chega um momento em nossa trajetória profissional em que precisamos enfrentar novos desafios em busca do nosso aprimoramento, e mudar de emprego pode ser um dos mais importantes, visto que sempre há um dilema entre garantir a estabilidade na atual empresa ou alçar novos voos, sejam eles em um cargo ou em uma organização nova.

O mercado de trabalho brasileiro vive um contexto de alta rotatividade por conta da geração de pessoas sempre prontas para desbravar novos horizontes. Também devemos considerar as oscilações de contratação, devido a intensa busca por qualificação de mão de obra.

Assumir novas responsabilidades e aperfeiçoar seu conhecimento com experiências inéditas pode ser muito enriquecedor para a sua jornada profissional, mas é preciso pensar muito bem e colocar os prós e contras dessa decisão em uma balança.

A mudança não pode ser baseada apenas na questão salarial, é importante ponderar outros quesitos antes de mudar a sua rotina e ambiente de trabalho. Conheça cada um deles e tenha o respaldo necessário para uma tomada de decisão assertiva!

O que levar em consideração antes de mudar de emprego?

Quando o profissional não está satisfeito com o local em que trabalha e com os benefícios oferecidos, ele consegue decidir com mais facilidade em comparação com uma pessoa que gosta do emprego, dos recursos e de seus colegas de trabalho.

Priorizar a sua qualidade de vida e felicidade deve ser um quesito primordial para a escolha, mas há outros que também são importantes, como:

1. Horas de trabalho, local e tempo de deslocamento

Passamos mais horas do nosso dia no trabalho do que em nossas próprias casas, por isso é importante avaliar se a distância não fará com que você fique mais cansado ou perca muitas horas do seu dia.

O estresse pode aumentar se a carga horária do novo emprego também for maior. Caso seja um regime home office ou híbrido, isso pode melhorar a situação.

2. Plano de carreira

Se você confia no seu potencial de assumir novos desafios, mas acredita que sua empresa atual não te dará chances de crescimento, então está na hora de buscar algo novo. No entanto, você precisa estar seguro antes de optar por um cargo que nunca ocupou antes. Um diálogo franco com o seu atual gestor pode te ajudar nesse ponto e clarear suas ideias.

3. Cultura, valores e posicionamento de marca

É impossível ficar em um lugar que você não concorde com os ideais corporativos. Por isso, pesquise e conheça os valores, a cultura empresarial, as características da marca empregadora, seu reconhecimento no mercado de atuação e muito mais. Isso indicará como será a sua adaptação ao ambiente.

4. Segmento de atuação e cenário econômico

Atente-se ao contexto em que a organização está vivendo e relacione com o momento do país, pois muitos segmentos enfrentam crises atualmente, já outros estão em plena expansão.

5. Remuneração e benefícios

Esse quesito é um dos mais considerados, mas vale ressaltar que não é interessante se limitar apenas à remuneração fixa e variável, mas também aos pacotes de benefícios diretos – como divisão de lucros, plano de saúde, seguro de vida, etc. – e indiretos, como promoções e meritocracia, home office, flexibilidade de horários, entre outros.

Em relação ao salário, o ideal é que seja, pelo menos, 30% maior do que o atual. Caso você receba a proposta com o valor do salário bruto, também é importante realizar o cálculo salário líquido.