Rafael destaca avanços no sistema penciário maranhense

O deputado Rafael (PDT) destacou, na sessão desta terça-feira (15), o programa ‘Trabalho com Dignidade’, criado pelo Governo do Estado para a ressocialização de detentos do sistema prisional maranhense. O programa, segundo o deputado, está ganhando força com os mutirões ‘Rua Digna’, por meio dos quais os internos trabalham com a fabricação e implantação de bloquetes em vias públicas.

Ao utilizar o tempo do Pequeno Expediente, Rafael Leitoa frisou que este é um programa exitoso do sistema penitenciário, gerido pelo secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, que “de fato faz o diferencial na política do sistema penitenciário e é destaque no Brasil a fora”.

Em seu discurso, Rafael disse que, no fim de semana, teve a chance de percorrer ruas da cidade de Timon acompanhando o reinício da pavimentação de ruas com bloquetes no bairro Cidade Nova por meio do mutirão ‘Rua Digna’.

“Reafirmo que, de fato, é um programa exitoso, pois além de trazer dignidade para os populares, também traz dignidade para o sistema prisional do Maranhão”, afirmou o deputado, explicando que, ao lado do secretário Murilo Andrade, vistoriou a pavimentação da rua principal, que dá acesso ao Parque Jair, em São José de Ribamar, na divisa com Paço do Lumiar.

Rafael frisou que se trata de uma grande ação do Governo do Estado. “Porque mais de 70 fábricas de bloquetes e de pré-moldados estão espalhadas pelo interior do Maranhão e também pela capital. É um programa premiado nacionalmente e que merece, obviamente, a atenção de todos os parlamentares.

Leitos de UTI neonatal

Ao encerrar seu pronunciamento, o deputado informou que, no sábado (12), esteve nas instalações do Hospital Alarico Pacheco, no município de Timon, que atende toda a região, abrangendo Parnarama, Matões e São Francisco do Maranhão.

“Lá, nós vistoriamos os dez leitos de UTI Neonatal que já se encontram prontos, inclusive já com recém-nascidos sendo atendidos. O Hospital Regional Alarico Pacheco transforma-se, de fato, em um hospital macrorregional, contando com 20 leitos de UTIs e dois de isolamento, ou seja, 22 leitos de UTI adulto e 10 de UTI neonatal, serviços inéditos que não existiam na nossa região”, afirmou.

Ele acrescentou que esses leitos foram inaugurados com previsão para maio de 2020, mas a data foi antecipada para março, no início da pandemia, e conseguiu salvar muitas vidas em todas as regiões do Estado.

“Por isso que o Maranhão tem os melhores índices com relação à mortalidade por Covid. Essa é uma grande conquista para o Hospital Regional Alarico Pacheco, que são os leitos de UTI neonatal. Em breve, o governador Flávio Dino estará na nossa cidade acompanhando e visitando esses leitos e, também, descerrando a placa de inauguração desse importante equipamento”, concluiu.